Café com ADM
#

O marketing holístico como ferramenta de gerenciamento

A incorporação do marketing holístico nas empresas é um diferencial. Por se tratar de um conceito novo, é preciso entender seus benefícios para que sua aplicação seja eficaz

A palavra “holística” vem do grego e significa “igual ao todo”. Dessa forma, o que é holístico busca agregar o todo e não apenas partes isoladas. Nessa linha de raciocínio, o Marketing Holístico integra diversas áreas relacionadas ao marketing, como o Marketing Integrado, Marketing de Relacionamento, Marketing Interno e Marketing Socialmente Responsável. É uma expressão que foi utilizada por Philip Kotler e Kevin Lane Keller, indicando uma abordagem de desenvolvimento, implementação de programas e processos de marketing, que reconhecem a amplitude e a interdependência de seus efeitos, harmonizando todas as complexidades de suas atividades.

O Marketing Holístico é um conceito recente. Ele visa às necessidades das empresas que utilizam o marketing como uma ferramenta ética, trazendo o desejo do consumidores atrelado ao fornecedores.

Nessa nova orientação, as vendas e o suporte ao cliente caminham conjuntamente, formando uma parceria que amplia o seu customer share. Ambas objetivam construir e identificar a percepção de valor dos seus clientes e, a partir daí, os empresários compõem o preço de seus produtos.

Como exemplo prático, é fácil visualizar o Marketing Holístico aplicado em uma festa de aniversário: os docinhos fazem parte do todo e não estão à parte da festa. A festa não é algo à parte dos docinhos. Resumindo... É como se os dois fossem um só e não pudessem se separar, não podendo ser analisados isoladamente.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.