O líder que leva a aprender

O que acontece quando alguém da equipe não corresponde com o esperado? Ou, até mesmo, toda a equipe? Como líder, além de buscar manter a equipe motivada, temos como desafio levar os liderados a aprender

O que acontece quando alguém da equipe não corresponde com o esperado? Ou, até mesmo, toda a equipe? Como líder, além de buscar manter a equipe motivada, temos como desafio levar os liderados a aprender.

Desligar uma pessoa em sua falha não é uma decisão prudente, a menos que haja recorrência de insucessos por falta de engajamento e interesse do colaborador. É necessário promover um ambiente constante de aprendizado. O líder necessita fornecer as ferramentas adequadas à sua equipe, bem como estar certo de que todos sabem como manuseá-las.

Uma vez que o gerente é procurado por um colaborador para o desenvolver alguma atividade, é um diferencial o mesmo não tomar a atividade para si, e sim retorná-la para o liderado, fornecendo as ferramentas adequadas e comunicando o que se espera dele. O aprendizado surge quando este coloca a mão na massa. É necessário aprender a fazer, e é por meio do exercício que o colaborador terá a oportunidade de desenvolver a atividade, como também de desenvolver e aprimorar as suas habilidades.

É comum, devido a responsabilidade do líder, ele mesmo executar algumas tarefas. No entanto, não cabe ao mesmo executar todas as tarefas que os liderados voltam para o mesmo. Fazer no lugar do outro não fará com que o outro aprenda por si mesmo. Responder todas as questões de como fazer também não dará ao colaborador a responsabilidade e a percepção de propriedade sobre aquilo que deve ser feito por ele.

Como professor, prefiro que o aluno responda uma questão com as suas próprias palavras do que com as mesmas que estão nos livros ou nos slides. Quando o aluno compreende o assunto e expressa o seu entendimento e exercício, isto demonstra o aprendizado.

Quando temos a necessidade de aprender todos juntos uma nova ferramenta, promovo dentre a equipe momentos denominados nerd session. Nestas sessões temos a oportunidade de juntos, por meio de vídeos ou pelo compartilhar de conhecimento, de nos apropriarmos de informação e ferramentas para um novo aprendizado. Observamos como fazer e colocamos a mão na massa com alguma atividade comum da equipe.

Todo líder precisa compreender que existe uma maneira diferente, porém eficaz e eficiente de se fazer qualquer atividade. Ajude o liderado a aprender, e não faça no lugar dele. Desta forma, é vital ser assertivo quanto ao que se espera de cada um na equipe.

Líder, eis abaixo algumas questões para sua reflexão:

  • Com que frequência você faz o que era para ser feito pela sua equipe?
  • O que você espera da sua equipe e como você comunica isto?
  • Com que frequência você dá e pede feedback?
  • Quando foi a última vez que você ensinou um colaborador?
  • O resultado obtido pela equipe é o esperado por você?
  • Qual a última vez que você refez um trabalho feito por um colaborador? Com que frequência isto acontece?
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento