O levante da poeira indica para que lado está indo a boiada!

Preste mais atenção nos seus sentimentos. Eles dizem muito ao seu respeito. Eles indicam em que direção está seguindo a sua vida

Preste atenção nos seus sentimentos, eles dizem muito ao seu respeito. Eles indicam em que direção está seguindo a sua vida.

Os melhores professores do mundo ensinam muito sobre economia mundial, vida, mercado financeiro, carreira, saúde, empreendedorismo, ciência, cultura, história da humanidade e tantas outras coisas, mas, quem mais ensina sobre você é você. Parece estranho falar isso, mas é verdade. Você pode aprender muito ao seu respeito se criar o hábito de prestar mais atenção nos seus sentimentos e no comportamento do seu corpo após cada ação praticada por você ou por outras pessoas que, de alguma maneira o afete.

Se você começar a prestar atenção em você, vai descobrir, por exemplo, em qual hora do dia você se sente mais motivado e que horas se sente menos motivado e, com isso, fazer alguma coisa para melhorar a sua motivação naquele horário no qual se sente menos motivado ou controlar a sua empolgação no horário que se sente mais motivado.

Se você prestar mais atenção em você, vai descobrir qual o horário do dia que você é mais criativo e aproveitar este horário para usar mais a sua criatividade ou encontrar soluções para os problemas. Vai descobrir quais os momentos em que é mais paciente e em quais momentos é mais intolerante com você e com as pessoas, e trabalhar para que haja um equilíbrio no seu comportamento.

Vai descobrir qual o momento em que tem mais facilidade para desempenhar tarefas mais difíceis e qual o momento em que encontra mais dificuldade. Com essa descoberta, vai poder direcionar as tarefas mais difíceis para o horário em que tem mais habilidade para lidar com elas ou descobrir meios para desenvolver com mais facilidade em todos os momentos.

Se você prestar atenção nas reações do seu corpo, vai descobrir em qual hora do dia é melhor para fazer seus exercícios físicos, qual a reação que seu corpo e seu cérebro têm após comer um chocolate, tomar uma taça de vinho, ou comer algo que não faz bem. Vai começar a ter uma leitura positiva ou negativa dos seus sentimentos após fazer algo para você ou para outras pessoas. Essa leitura vai ajudar você a tomar mais atitudes acertadas e evitar outras que não fazem bem a você. Você vai conseguir direcionar os seus passos pelos sinais do seu corpo e o sentimento que você tem após cada ação. Você pode praticar e aperfeiçoar o seu comportamento anotando em uma folha de papel após cada acontecimento. Faça disso um hábito. Não se consegue do dia para noite esta facilidade de perceber as suas reações diante de cada acontecimento, mas é possível, desde que observe atentamente. Este conhecimento é resultado de muitas experiências avaliadas passo a passo. O fato de você viver muitas experiências não vai lhe dar essa base para avaliar as reações e definir como agir diante de cada uma delas. Só é possível quando as conhecem. Além dessas descobertas, você pode perceber o que está para acontecer na sua vida ou na vida de pessoas próximas a você por meio de sensações. Para fazer essas descobertas, é preciso que você preste atenção nas sensações que você tem tipo: tristeza sem motivo, “frio na barriga” mal-estar sem explicação, sensação de bem-estar sem motivos aparentes, sonhos, sentimento de culpa sem ter feito nada de errado, sensação de abandono entre outras. Muitas vezes essas sensações causam medo, preocupações, mas não sabemos exatamente por quê. Quando prestamos atenção nos acontecimentos após a sensação, podemos identificar o que cada uma representa.

Quando eu era criança e morava lá na roça, ouvia os mais velhos dizer: ”O levante da poeira indica para que lado está indo a boiada.” Isso quer dizer: Olha o lado que está levantando a poeira, é de lá que está vindo a boiada. Se proteja para ser pisoteado por ela. “Conhece-te a ti mesmo, torna-te consciente de sua ignorância e será sábio. E conhecerás o universo e os deuses.” Sócrates, o filósofo grego (479 a.C.). Conhecer a si mesmo faz muita diferença para quem quer fazer dar certo.

Preste mais atenção nos seus sentimentos. Eles dizem muito ao seu respeito. Eles indicam em que direção está seguindo a sua vida. Mude a rota, se preciso for. Não faça como muita gente que nasce apanhando da parteira ou do médico e morre apanhando da vida porque não aprendeu a prestar atenção nos próprios sentimentos e nos acontecimentos do dia a dia. Você é o seu melhor professor e conselheiro. Aprenda com você!

Este texto é parte de um dos 45 capítulos do meu livro “como fazer dar certo”. Quem aprender e colocar em pratica tudo que esse texto na ensina, com certeza vai conseguir fazer dar certo com muito mais facilidade.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento