O Jovem Brasileiro, MTV QUEBRA TUDO!

Hoje pela manhã eu tive a oportunidade de participar da apresentação do Dossiê do Universo Jovem da MTV, o terceiro estudo que a MTV faz a respeito, o último foi a cinco anos atrás. <br /> A MTV entrevistou 2.359 jovens das classes A, B e C das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre para saber o que a geração que vai fazer o Brasil daqui a alguns anos pensa sobre a Vida nas questões sobre Sexualidade, Drogras, Vaidade e Tecnologia

Hoje pela manhã eu tive a oportunidade de participar da apresentação do Dossiê do Universo Jovem da MTV, o terceiro estudo que a MTV faz a respeito, o último foi a cinco anos atrás.

A MTV entrevistou 2.359 jovens das classes A, B e C das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Porto Alegre para saber o que a geração que vai fazer o Brasil daqui a alguns anos pensa sobre a Vida nas questões sobre Sexualidade, Drogras, Vaidade e Tecnologia


Entenda como JOVENS todas as pessoas com idade entre 15 e 30 anos. (Temos algum jovem por aqui?)

As descobertas que o Estudo da MTV encontrou são:

- 63% acreditam em Deus.
- 50% estuda e 57% trabalha.
- 82% se considera feliz ou muito feliz (versus 71% em 1999).
- 52% considera as Drogas como o maior problema do jovem brasileiro.
- 71% têm celular (versus 19% em 1999).
- 66% acessa a internet (versus 15% em 1999).
- 52% joga videogame em casa (64% na faixa dos 15 aos 17 anos).
- 48% considera que o cenário político do Brasil está igual, as idéias e comportamentos dos políticos continuam os mesmos.
- 37% considera a VAIDADE/SE PREOCUPAR COM A APARÊNCIA como a principal característica dessa geração.
- 76% dos jovens consideram os EUA um país prepotente, 35% admira os EUA.

Em 5 anos muita coisa aconteceu, o estudo descobriu os jovens nostálgicos e decididos a reviver sua infância.

- Em Londres, milhares de jovens acima de 20 anos vestem uniformes escolares e se divertem fazendo de conta que são adolescentes em pistas de dança.

- O site Friends Reunited tem quase 9 milhões de professores e ex-alunos empenhados em reviver a época em que estavam na escola.

- Em Nova York, jovens de 20 a 30 anos, aglomeram-se diante das confeitarias para comprar balas Pez e pirulitos.

- No Japão, os jovens adultos japoneses levam material de escritório da Hello Kitty para o trabalho onde usam gravata do Snoopy.

- No Brasil, o Almanaque dos Anos 80 é um dos livros mais vendidos e milhares de jovens decoram seus locais de trabalho com bichinhos de pelúcia, brinquedos e bonecos.

A relação entre pais e filhos também mudou muito....

82% dos jovens não têm nenhuma vontade de morar fora de casa. Eles dizem que já tem tudo em casa, comida, roupa lavada, carro, TV no quarto, internet, podem levar a namorada para casa para fazer sexo, diálogo etc.

- 89% dos jovens classificam suas relações com os pais como ótimas ou boas.

A obsessão atual por coisas infantis pode parecer besteira, mas a saudade da infância entre os jovens adultos é resultado da insegurança em relação ao futuro, afirma o sociólogo Frank Furedi

- 55% dos jovens não gostam que os seus pais, na ansiedade de ser amigos dos filhos, assumam comportamentos e atitudes iguais aos filhos, como freqüentar a mesma balada, mesmos shows, usar o mesmo tipo de roupa.

- 77% dos jovens consideram muito importante a união familiar (viver com ambos os pais). Dos jovens da amostra, apenas 35% deles vivem com ambos os pais.

Para os jovens, a internet é a grande revolução tecnológica de suas vidas.

- 51% diz que a internet melhorou a forma de se relacionar com os amigos.
- 51% diz que ficam mais a vontade para falar via internet.
- 50% diz que conhece pessoas com quem se relaciona apenas via internet.
- 48% diz que mentem via internet.
- 39% afirma que a internet permitiu a eles falar mais com amigos.

- 79% dos jovens usam o Torpedo do Celular para falar com os amigos. (93% dos jovens de Brasília usam Torpedo do Celular). Você usa a a função de Torpedo do seu celular?

- 79% dos jovens sabem o que é Blog, 77% sabem o que é Fotoblog, 17% possuem Blogs 36% visitam habitualmente.
- 48% dos jovens sabem o que é Orkut.
- 71% sabem o que é Messenger, 43% usam Messenger.
- 84% dos jovens recebem e enviam e-mails habitualmente.

Para os jovens... BELEZA É FUNDAMENTAL não é questão de sorte, é questão de empenho e conquista.

- 60% dos jovens acreditam que pessoas mais bonitas têm mais oportunidades na vida.
- 80% estão satisfeitas com sua aparência.
- 55% consideram aceitável fazer plástica ou lipoaspiração.

15% dos jovens declaram que certamente estariam dispostos a ser 25% menos inteligentes se pudessem ser 25% mais bonitos.

- 31% dos jovens declaram tentar sempre ou quase sempre comer comidas que tenham poucas calorias, produtos light, diet.

Fumar maconha é proibido?, perguntou um jovem, ...A gente não sabe mais, a coisa é tão normal, todo mundo fuma, nem parece que é proibido.

- 53% dos jovens concordam com a frase não tolero que fumem cigarro perto de mim.

- 87% dos jovens já beberam e a idade média para a iniciação é 15 anos, sendo que 85% dos jovens concordam com a fase: eu acho que os jovens estão realmente exagerando no consumo de bebida alcoólica.

- 94% dos jovens concordam que as Drogas hoje estão fáceis, próximas e o consumo praticamente não é reprimido.

- 33% dos jovens concordam com a frase o tráfico tem um papel social e econômico na comunidade.

- 69% dos jovens declaram que tem mais medo do que confiança na polícia.

Para o jovem SEXO é...

- 11% dos jovens afirmam já ter beijado na boca uma pessoa do mesmo sexo.
- 76% dos jovens já beijaram na boca uma pessoa que conheceram no mesmo dia, 53% já ficaram com mais de uma pessoa na mesma noite.
- 22% dos jovens perderam a virgindade com 14 anos.

O estudo detectou Seis Perfis de jovens brasileiros.

PERFIL 1 Antenas do Tempo. 19% em 2005, 15% em 1999.
CARACTERÍSTICAS: Os mais modernos, antenados, liberais e abertos a novas experiências.
TRAÇOS DESSA TURMA: É envolvido com viagens internacionais, cinema, questiona os valores mais tradicionais, acredita na superioridade de marcas famosas, tem boa condição financeira e bom relacionamento com os pais embora manifeste um pouco de vontade de sair de casa. É o perfil que mais concentra as mulheres. É o perfil que mais possui computadores, celular, câmera fotográfica digital, discman, MP3 player. Considera o celular um companheiro e é o que mais renovou o seu aparelho de 2 a 3 vezes. É o grupo que mais acessa a internet, blogs, fotoblos, messenger. Apesar de ligado à tecnologia, seu lazer preferido dentro de casa está igualmente dividido entre: internet, TV e leitura. Além disso: acredita no consumo responsável das drogas, e é o que mais reclama do consumo de maconha e lança-perfume; é tolerante, respeitador das diferenças, vive novas experiências, é o que melhor aceita o homossexualismo, é o que mais beijou pessoas do mesmo sexo ou conheceu no mesmo dia, acredita que o cenário político brasileiro não mudou, é contra cota de negros na faculdade, não abriria mão da sua inteligência para ser mais bonito.

PERFIL 2 Novas Posturas. 11% em 2005, 11% em 1999.
CARACTERÍSTICAS: Politicamente corretos, comportamento pouco arrojado e com mais conteúdo.
TRAÇOS DESSA TURMA: Adota novos discursos e novas práticas de participação social. Mantém o seu discurso afastado de marcas famosas, códigos de moda e valorização da beleza física, valorizam independência e a realização profissional, manifesta-se contra a pena de morte e já participou de movimentos contra as drogas. Valoriza a realização pessoal através do trabalho e da qualidade de vida. Tem uma relação intensa com a leitura, considera o jornal indispensável e o rádio companheiro. É o grupo que mais está se distanciando da TV, declara que assiste cada vez menos. Reconhece a importância da internet mas não usa tanto apesar de considerar indispensável. Acredita que o tráfico de drogas não tem um papel social na comunidade em que atua, é o grupo que considera os EUA prepotentes, não tolera cigarros, é contra a instituição de cotas de negros na sociedade e se revela o perfil menos propenso a vivenciar as experiências da juventude. Nunca bebeu, é o que menos teve relações sexuais, considera a possibilidade das pessoas casarem virgens, nunca ficou com mais de uma pessoa por noite.

PERFIL 3 Sonhando com as alturas e lutando nas bases. 17% em 2005, 20% em 1999
CARACTERÍSTICAS: Sentindo-se apenas mais ou menos feliz.
TRAÇOS DESSA TURMA: Não tem tempo e dinheiro para aproveitar a juventude. O trabalho é valorizadíssimo assim como a força de vontade. Percebe tecnologia como um inimigo em potencial, achando que ela traz mais prejuízos do que benefícios. A TV predomina sozinha sobre os demais meios. Deseja casar, ter filhos e assegurar valores de estabilidade e felicidade doméstica. Sonha com a fama. É um grupo que se mantêm na normalidade. Destaque apenas para o fato de se reconhecer mais ou menos feliz, ser o perfil que menos acredita na importância do seu voto, o que mais admira os EUA, e continua priorizando a TV.

PERFIL 4 Vivendo Intensamente. 22% em 2005, 16& em 1999.
CARACTERÍSTICAS: Ainda mais vaidosos, mais ambiciosos e intensificando a busca pela diversão.
TRAÇOS DESSA TURMA: É o perfil que deseja aproveitar o máximo a juventude e adiar ao máximo as responsabilidades. Prioriza a diversão, cuidar do corpo e ser feliz. Safisfeitos com sua aparência física e vaidosos, valorizam a beleza. Têm boa relação com os pais, liberdade na medida certa e nenhuma vontade de sair de casa. São abertos ao consumo, valorizam a moda, ganham dinheiro, mesmo que o trabalho não lhe traga prazer; TV é seu maior lazer em casa. É o grupo que mais concentra os solteiros, os cariocas, os homens e aqueles que não têm nenhuma vontade de sair de casa. Potencializa a relação com a vaidade: único grupo que, se pudesse, abriria mão de uma parte de sua inteligência em prol de mais beleza. É o grupo que mais aceita a postura metrossexual, onde há maior concentração de homens que tratam da beleza. TV é indispensável, é o segundo grupo que acessa mais a internet, vão sempre a bares, shows, danceterias. É o perfil que mais levou o namorado (a) para dormir em casa com consentimento dos pais. Crítico e radical, sem preocupações com o politicamente correto: é a favor da pena de morte, contra homossexuais.

PERFIL 5 Arranhados pela vida. 16% em 2005, 21% em 1999.
CARACTERÍSTICAS: É tempo de descobrir que nem todos os planos dão certo. A falta de condições financeiras continua emoldurando este perfil.
TRAÇOS DESSA TURMA: Gostaria de ter mais diversão, mais dinheiro, mais liberdade. Descrente e pessimista, pouco satisfeito com aparência física, não acreditam no país e nas instituições, na importância do voto. É o grupo que mais concentra Salvador e a classe social mais baixa da amostra. As relações familiares são frágeis, pais separados, falecidos ou considerados ultrapassados, familiares se encontram pouco em casa. É o perfil que menos lê e nunca vai ao cinema, sem acesso aos novos meios de comunicação, TV é o maior lazer em casa, considera um meio indispensável, que mais diverte e que tem o melhor conteúdo informativo. São individualistas e estão perdidos sem saber o que fazer com tanta informação. Mantém-se limitados e moldados pelas dificuldades econômicas: gostaria de ter mais dinheiro e mais liberdade do que já tem, poder comprar mais, é o perfil que menos possui computador e o que se sente menos atraído pela internet, maior lazer fora de casa é o barzinho.

PERFIL 6 Solidário. 15% em 2005, 15% em 1999.
CARACTERÍSTICAS: Consciente, conservador e mais moralista.
TRAÇOS DESSA TURMA: É o perfil que mais participa de movimentos comunitários e aponta a falta de solidariedade como principal problema do mundo. A religião ocupa espaço importante em sua vida. Suas atividades de lazer incluem ir a igreja e encontros de jovens. Honestidade é valor fundamental. Sempre são os mais conservadores em relação à sexualidade e a independência feminina. É o grupo que hoje concentra os mais velhos, portanto, o maior número de casados ou com intenção de casar e os que trabalham. Tem ótima relação com os pais e valoriza a união familiar. Conserva sua veia de consciência social: é o grupo que mais votou nas últimas eleições, é o único que já utilizou SAC para reclamar de algum produto. A igreja é o maior lazer fora de casa, destaca o valor humildade como importante, nunca vai a barzinhos e danceterias, e é o que menos vai a shows. Nunca vê pessoas fazendo ou quase fazendo sexo em baladas, nunca vê mais de duas pessoas ficando ao mesmo tempo em baladas. Não aceitaria um filho que se casasse com uma pessoa do mesmo sexo, é o perfil mais crítico com relação ao comportamento atual das mulheres.

Considerações Finais do Estudo...

A juventude virou valor máximo, algo perseguido por jovens e velhos, pais e filhos. Tanto adultos como adolescentes praticam comportamentos que não são considerados típicos do seu momento de vida: quarentões e cinquentões que freqüentam baladas e shows.

É difícil desejar crescer quando o crescimento significa apenas enfrentar barreiras. Os pais estão mais próximos, tão pertencentes ao universo jovem, que passaram a conduzir a relação com os filhos pela dimensão da amizade.

As relações familiares não apontam conflitos como em gerações anteriores, entretanto, os filhos já evidenciam certo desconforto com a ausência da porção pai e o excesso do lado amigo.

O jovem está cada vez mais individualista.

O jovem valoriza o right now, se reconhece como a geração da impaciência e pressa.

A Vaidade atinge uma expressividade gigantesca.

As drogas estão mais próximas.

Conclusão Final...

Tire as suas próprias conclusões.

Não existe Tendência.

O mundo passa por uma fase de obras onde nada está garantido.

Nada é certo.

É TEMPO DE QUEBRA TUDO!!!

PARABÉNS MTV!!! Belíssimo trabalho.

Ricardo Jordão Magalhães
Fundador, Presidente e Seu Amigo
E-mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION. Uma Revolução pelas Próximas Gerações
Visite www.bizrevolution.com.br e entre para essa REVOLUÇÃO!
Visite o BLOG da BIZREVOLUTION www.bizrevolution.com.br/blog
Visite a LOJA da BIZREVOLUTION www.bizrevolution.com.br/loja

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.