O inimigo a ser vencido

Muitas pessoas acreditam que para alcançar o sucesso que se deseja é necessário vencer a concorrência. Esse texto mostra uma outra perspectiva.

Passar do absoluto anonimato para a posição de relativo sucesso de um dia para noite é algo muito raro.

O sucesso nos nossos empreendimentos é algo que se constrói, salvo raríssimas exceções que conseguem alcançar uma repercussão astronômica em um espaço curtíssimo de tempo, a maioria de nós vai conquistando paulatinamente o seu espaço na sociedade, nas mídias, tanto no mercado de consumo (para os empreendedores) como no mercado de trabalho (no caso daqueles que escolheram seguir o caminho de construir uma carreira profissional).

Mas o que muita gente não sabe é que é possível conquistar o espaço que se se deseja mais rápido do que a maioria imagina. Ninguém nunca disse que seria fácil, mas com algumas atitudes simples você consegue impulsionar esse processo de crescimento.

Entenda: você é o seu negócio. Esse é um conceito que deve ser incorporado tanto para os profissionais quanto para os empreendedores.

Para os profissionais, esse conceito deve ser entendido na medida em que você muda sua mentalidade e passa a se avaliar como um empreendedor da sua própria carreira. Você deve observar como se relaciona com seu público consumidor (seus subordinados, pares e superiores), como investe no seu produto (seu conhecimento, habilidades e atitudes), como cuida do seu capital de giro (sua saúde e energia), como se relaciona com seus colaboradores (sua família e amigos mais íntimos). Assim como em uma empresa, a partir dessas observações é possível identificar os pontos de melhoria e traçar ações para impulsionar os resultados.

Para os empreendedores esse conceito se manifesta na medida que seja entendido que seu negócio é o reflexo da sua personalidade. Sua empresa vai refletir suas crenças, seus comportamentos, seus hábitos.. e isso vai ditar a cultura a ser propagada para os seus colaboradores.

Sendo assim uma forma muito eficiente de impulsionar seu negócio é trabalhar esse pontos em você. Quer alcançar novos mercados? Desenvolva em você atitudes de superação, crie-se desafios, ouse ir além do que já foi até agora e esse comportamento servirá como influência para suas equipe alem de levar seu grau de percepção do mundo exterior, o que acabará por gerar novas idéias e, por conseqüência, novas oportunidades.

Outro ponto muito importante é escolha com quem você se relaciona. Um ponto que foi comprovado por inúmeras pesquisas é que somos extremamente influenciados por aqueles com quais convivemos. Estar próximo de pessoas que ficam constantemente reclamando, vendo problemas em tudo vai acabar te contaminando com esse negativismo (eu sei bem disso, pois já fui assim). Pessoas que não conseguem evoluir profissionalmente vão acabar por te influenciar a ficar estagnado na sua profissão ou nos seus negócios.

Escolha sabiamente aqueles com quem deseja se relacionar. Escolha pessoas que expressam otimismo, perseverança, determinação e todos as outras atitudes que você julgar importantes para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Crie associações produtivas!

Mais para mim o principal ponto a ser entendido é seu maior inimigo é você mesmo! Muitos pensam que temos de competir com o outro o tempo todo. Que para que eu alcance minha evolução pessoal, profissional e financeira eu tenho de ganhar do outro, que por consequência tem de perder.

Esse é um grande equívoco, pois para ter o sucesso que desejamos, temos é de vencer nossas limitações internas, nossas crenças e comportamentos que nos limitam e algumas que efetivamente nos prejudicam, que nos impulsionam para que não façamos o que é necessário e que acreditemos que não somos capazes, que é impossível e muitos outros desvios do caminho para o ponto onde se quer chegar.

Acredite que é possível, faça diferente do que já fez até hoje, invista em você em primeiro lugar, e com certeza seu caminho até a posição que se deseja alcançar será muito mais certeiro, mais rápido e mais recompensador.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento