O grau de importância do treinamento nas organizações

Qual o nível de importância do treinamento na sua organização? Treinamento é considerado um investimento ou custo?

Qual o nível de importância do treinamento na sua organização? Treinamento é considerado um investimento ou custo?

O seu sucesso como gerente depende da sua capacidade de fazer com que o trabalho seja realizado – de forma correta – pelos seus liderados e, se você espera um trabalho de qualidade, você precisará treiná-los adequadamente.

Mas, treinamento talvez seja a função administrativa mais negligenciada nas organizações, pois muitos empresários acreditam que treinamento é sinônimo de “aumento nos custos”.

Quando perguntados por que não oferecem treinamento aos seus funcionários, muitos desses empresários responderam que não é preciso porque eles “contratam pessoas qualificadas e experientes”.

Nada disso substitui o treinamento, pois uma pessoa pode até ter inúmeras qualificações e experiências; mas, ainda assim necessita ser treinada nos moldes da organização. Ela precisará compreender os valores, a filosofia, as políticas e os procedimentos da empresa e da função.

Outros empresários alegam não oferecer treinamento porque seus funcionários aprendem no exercício da sua função e muitos deles até afirmam que “a experiência é o melhor professor”. Mas, eles se esquecem de que é também um professor muito caro.

Na verdade, quando as pessoas são obrigadas a aprender através do processo de tentativa e erro, todos sofrem. O funcionário se sente um fracassado – apesar de não ter cometido nenhuma falta aparente –, o cliente se decepciona com os erros que poderiam ser evitados e a empresa perde dinheiro.

Diante disso, pode-se afirmar que o crescimento de qualquer organização depende necessariamente do desenvolvimento de seus funcionários e, se as pessoas quiserem superar padrões e ascender a níveis mais elevados de responsabilidade, elas precisarão ser treinadas.

Portanto, ao transmitir conhecimentos e aptidões aos seus colaboradores o Gerente estará multiplicando sua própria eficácia pelo número de pessoas que ele treina, estando disposto a se sacrificar em curto prazo a fim de receber benefícios em médio e longo prazo.

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Julio Santos

    Julio Santos

    Professor, Consultor e Palestrante. Articulista de Vários Jornais no RJ, autor dos seguintes livros: “Promoção e Merchandising Eficientes Para Pequenas Empresas” (Ed. Aprenda Fácil), “Qualidade no Atendimento ao Cliente” (Ed. Clube de Autores), “Estratégia: o Jogo Nas Empresas” (AGBook Editora), “Vendedor Profissional” (Ed. Aprenda Fácil) e Co-Autor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados" (Ed. Qualytimark, Rio de Janeiro, 2001).

    Por mais de 20 anos treinou equipes de Atendentes, Supervisores e Gerentes de Vendas, Marketing e Administração em empresas multinacionais de bens de consumo e de serviços.

    Elaborou o curso de "Gestão Empresarial" e atualmente ministra palestras e treinamentos "In Company" nas áreas de Marketing, Administração, Técnicas de Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos.

    Graduado em Administração de Empresas, Especialista em Marketing e Gestão Empresarial, com MBA em Marketing no Mercado Globalizado e Complementação Pedagógica.

    Contatos: jcss_sc@yahoo.com.br / profigestao@yahoo.com.br
    (21) 2233-1762 / (21) 9348-4170 / Site: www.profigestao.wordpress.com

    www.facebook.com/juliocesar.s.santos

    Twitter: http://twitter.com/profi59

    http://www.linkedin.com/profile/view?id=87927836&trk=tab_pro

    https://plus.google.com/u/0/


    café com admMinimizar