O futuro da economia digital

O uso da internet para descobrir o que os clientes querem, lançamento de novos produtos, descobrir o que os concorrentes estão fazendo, gerar publicidade e usar o feedback dos clientes para modificar e lançar novos produtos, ajuda a melhorar a imagem da empresa e a sua marca no mercado

Com a revolução da informação ou revolução tecnológica, a internet exerce uma forte influência nos negócios. A revolução tecnológica tem provocado várias mudanças no nosso cotidiano, e no ambiente de negócios. A internet esta se tornando a principal mídia da economia digital, e vem exercendo forte impacto na vida das pessoas e das empresas.

A economia digital surgiu por volta da década 1990, no segmento comercial – o e-business, e também no segmento público com o e- procurement- sites dedicados a compras de matérias-primas e insumos industriais. No final dos anos 90, o crescimento da economia digital provocou a bolha de expansão em que o segmento parecia mergulhado em investimentos altos com reflexos no mercado de mão-de-obra. A bolha da internet estourou logo depois. Mesmo com a bolha da internet, no mercado norte americano, a internet continuava sua expansão pelo mundo. Com uma estimativa de 2 bilhões de usuários, já no final de 2011.

Não existe mais fronteiras entre as diversas formas de mídia, sejam elas de televisão, rádio, jornais e outras formas de comunicação. A internet proporciona o acesso virtual a todas estas formas de mídia. Em nosso País, o comércio eletrônico cresceu com o mercado livre, sites do Submarino, Americanas.com. Para estabelecer uma estrutura básica de funcionamento para o comércio eletrônico, procura-se estabelecer um padrão de qualidade, com prazo de entrega e comprovação do recebimento por parte do comprador.

Nas mídias eletrônicas, os compradores podem acompanhar a veiculação, e as empresas irão utilizar de novos canais de comunicação, como as redes sociais, para divulgar as suas campanhas de marketing, as novas plataformas de vídeo game, as transações financeiras compatíveis com recursos mais avançados de celulares e internet, a terceira geração de telefones celulares.

O marketing digital ganha importância pela própria expansão do e-commerce ou comércio eletrônico, atividade comercial entre fabricantes, fornecedores, intermediários e consumidores finais.

O uso da internet para descobrir o que os clientes querem, lançamento de novos produtos, descobrir o que os concorrentes estão fazendo, gear publicidade e usar o feedback dos clientes para modificar e lançar novos produtos, ajuda a melhorar a imagem da empresa e a sua marca no mercado. Quando se fala em produto, a maior vantagem da Internet é a customização dos mesmos, de acordo o perfil do cliente. No site da empresa, o cliente cria a configuração de um computador, por exemplo, da maneira que ele deseja. Pelo site, o cliente pode colocar todos os acessórios que ele deseja que o produto contemple.

Na propaganda, são várias as possibilidades do uso da internet, com a propaganda por meio de e-mails, em que o anunciante envia a uma determinada lista de pessoas, e –mails contendo informações de seu produto. Tem também o patrocínio de conteúdos relativos ao que se vende ou mesmo que serão lidos e buscados pelo próprio o público-alvo. Hoje, nenhum negócio funciona adequadamente sem o sistema WEB. Um website bem feito se estende além do belo design, vai além na funcionalidade para quem tem acesso a ele.

O mundo digital é o Webmarketing, o marketing que utiliza como ferramenta básica a WEB. Qualquer usuário de computador plugado na rede mundial tem acesso a infinitos dados. A interatividade, a customização e o fim das distâncias físicas, são elementos de benefícios da era digital.

A interatividade acontece em tempo real, o consumo é algo disponível a qualquer momento, sem que haja horários de funcionamento, a customização é outro benefício importante da economia digital. O avanço do comércio eletrônico vem sendo favorecido pelo desenvolvimento das tecnologias de informação.

ExibirMinimizar
aci baixe o app