O fornecedor de hoje pode ser o cliente de amanhã

Alguns profissionais atendem seus fornecedores ou até fornecedores em potencial de qualquer maneira, só por que naquele momento ele está querendo vender algo, oferecendo um novo produto ou serviço e se esquecem que um dia ele pode ser seu cliente ou um grande parceiro

Imagine o seguinte, você tem uma loja de roupas, acessórios e cama, mesa e banho. O representante que fornece itens femininos para você pode gostar de algum produto do setor masculino que ele não vende, ou até mesmo de algum artigo de cama, mas se toda vez que ele encontra você para vender você o trata com pouco caso, dá um verdadeiro "chá de cadeira". Será que ele vai querer comprar de você?

Vamos supor outra situação, um prestador de serviço da sua empresa, que também atende outras organizações e pode indicar seu produto pra algum cliente dele que possa se interessar. Será que ele o fará se você não o trata bem ou trata apenas como mais um fornecedor?

É por isso que todos os colaboradores precisam passar por treinamentos de atendimento a clientes internos e externos. Embora os fornecedores representem uma empresa eles são seres humanos, que tem sentimentos, necessidades e etc.

Além de o seu fornecedor ser um possível cliente e consumir o seu produto ou serviço, ou até indicar pra outras pessoas, quando você mantém um bom relacionamento com ele, qual a chance de conseguir melhores condições de compras? De conseguir um desconto na prestação do serviço? Sim, são grandes com relação às pessoas que não sabem manter esse relacionamento.

Só aprendemos os valores das parcerias, dos contatos e dos relacionamentos em momentos de crise, quando precisamos de novos clientes, reduzir custos e encontrar novos mercados, e fornecedores, podem ser grandes fontes de prospecção de clientes.

Exatamente, o fornecedor de hoje pode ser o cliente de amanhã, então atenda como você atenderia um cliente, alguém que quisesse comprar de você, mesmo que ainda não seja seu fornecedor e seja alguém que está te oferecendo algo. Trate com a mesma dedicação e respeito.

Engana-se aquele que acha que vender é um processo simples. É preciso estratégia, planejamento e muita visão.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento