O foco determina a sorte
O foco determina a sorte

O foco determina a sorte

O grande link com o título, quando você pensa em sorte, é que as pessoas focadas prestam mais atenção, estão respirando aquilo que estão buscando, então é óbvio que têm mais chance de encontrar ótimas possibilidades

Não faz muito tempo li um livro que tinha esse título. Foi daqueles que comprei só pelo nome, pois só a ideia já me chamou muito a atenção a ponto de eu pensar – "Simples, e uma das maiores verdades que já vi”.

No entanto, esse artigo resolvi escrever após uma entrevista em que uma jornalista me perguntou:

- Alex, você conhece pessoas de sucesso, certo?

Sem pensar, respondi naturalmente:

- Claro, aquelas que têm muito foco né...

Até eu me surpreendi com isso, foi tão espontâneo que parecia uma observação lógica - para ter sucesso precisa ter foco. A jornalista ficou meio sem reação e me olhou, perguntando sobre a importância do foco.

O que realmente me chamou a atenção nesse dia foi essa questão de atribuir que pessoas de sucesso são focadas. Acredito, por ter visto em quase todas as pessoas de sucesso com as quais falei nos últimos tempos, que isso ficou marcado na minha mente a esse ponto.

O grande link com o título, quando você pensa em sorte, é que as pessoas focadas prestam mais atenção, estão respirando aquilo que estão buscando, então é óbvio que têm mais chance de encontrar ótimas possibilidades.

Se você estiver procurando emprego na área de contabilidade industrial, não será sorte quando aparecerem bem mais oportunidades, claro que até pode acontecer alguma situação incomum que abra algumas oportunidades a mais do que o normal, porém, a grande “sorte” aqui é sua atenção maior que começou a perceber o que normalmente você não notaria.

Outra questão é que você começa, se realmente tiver foco, a descartar mais coisas que não tinham muito a ver com o seu objetivo. O natural é ficar ainda melhor no que está buscando, com mais energia, tempo e dinheiro sendo postos onde sua atenção está... Você irá evoluir.

O que gostaria deixar para você nesse artigo é simplesmente que o mundo não conspira ao redor de pessoas sortudas, pois elas simplesmente são focadas a ponto de perceberem as oportunidades que a vida traz naquilo que elas realmente querem... Ainda que o foco dependa de você, a sorte, que tanto falam, não. Eu apostaria naquilo que você pode controlar...

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Alex Born

    Alex Born

    Alex Born é professor e pesquisador neurocientista, escritor, consultor, palestrante e conferencista, Administrador de Empresas pela UNICEP e Educador Físico pela FESC/UFSCAR, com ênfase em Gestão de Pessoas, Marketing e Comportamento Humano com M.B.A em Gestão Estratégica de Empresas, TOP PRESENTER em atividades físicas pelas maiores e mais consagradas instituições educacionais mundiais, Master Certified/ K. Universität, (Deutschland), Top Leader/ SportMuhle (Germany), Certified at World School of MKT (USA). Considerado o “Pai do Neuromarketing no Brasil” e um dos maiores especialista em neurociências, comportamento humano e estratégias em todo o mundo. Presença constante nos maiores eventos empresariais do país, realizou trabalhos em mais de 22 países, chegando a ser considerado um dos dez mais conceituados profissionais em Fitness e Wellness de todo o mundo e 8º colocado no Gym Teachers World Ranking. Diretor do GIECH: Grupo Internacional de Estudos do Comportamento Humano e da A.N.D.S [Agência Nacional de Desenvolvimento Sustentável], é Sócio-Diretor da XBL Consultoria e Treinamentos. Autor de diversos livros e DVDs sobre neuromarketing, comunicação e comportamento humano.

    café com admMinimizar