O eterno retorno

Reflita sobre a sua vida. Pode ser que ela não seja simplesmente uma das repetições, mas sim a primeira. Cada momento que passar será escrito e se repetirá eternamente. Como você encara isso?

Várias vezes ao longo de suas obras, Friedrich Nietzsche fala sobre a lei do retorno. Em aforismo 341 de "A gaia ciência", ele diz o seguinte:
“E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência...”
Reflita sobre a sua vida. Pode ser que ela não seja simplesmente uma das repetições, mas sim a primeira. Cada momento que passar será escrito e se repetirá eternamente. Como você encara isso?

A ideia do eterno retorno que cada momento da sua vida vai se repetir eternamente te faz tremer de medo ou de alegria? Você está vivendo a vida plenamente todos os dias, ou apenas esperando por tempos melhores que virão?
Nietzsche nos confronta a escolher cada ato de nossa vida com tanto cuidado e inteligência pois cada um desses atos e escolhas acarretará em outros atos e escolhas que ao longo de uma vida inteira será vista como uma vida digna ou indigna.

Talvez você não esteja levando a vida que gostaria, então essa é a hora de mudar. Mude os seus atos e o mundo mudará com você. Pense sobre cada escolha a ser tomada: profissional e pessoal, e conduza o navio neste imenso oceano que é a vida.

Acredito que quando você aceitar amar o momento presente sem querer nada para ser diferente, ou no passado ou no futuro, você alcançará a grandeza humana.
Eu te desejo uma vida plena que valha a pena se repetir muitas e muitas vezes!
ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento