O Eneagrama, um mapa de autoconhecimento

O Eneagrama é um instrumento milenar de autoconhecimento. Trazido ao ocidente pelo estudioso do comportamento humano, o armênio George Ivanovitch Gurdjieff, popularizou-se como uma ferramenta de trabalho de psicólogos, terapeutas, professores e coachs

O Eneagrama é um instrumento milenar de autoconhecimento. Trazido ao ocidente pelo estudioso do comportamento humano, o armênio George Ivanovitch Gurdjieff, popularizou-se como uma ferramenta de trabalho de psicólogos, terapeutas, professores e coachs, por ser um modelo que explica o comportamento humano com uma precisão que normalmente surpreende quem o conhece. Sua descrição dos Noves Tipos de Personalidade é muito profunda e esclarecedora e frequentemente leva as pessoas a assumirem e superarem pontos fracos em um nível inédito.

O eneagrama classifica nove tipos de personalidade, não é um sistema fixo, mas um sistema de linhas interligadas que indicam um movimento dinâmico, no qual, embora o sujeito se identifique mais intensamente com as questões do seu tipo, tem os potenciais de todos os nove tipos ou pontos, conforme demonstra a figura.

Imagem: Kadeix/(CC BY-SA 3.0)

Este é o diagrama do eneagrama com a posição específica de cada um dos nove tipos de personalidade.

O eneagrama é uma ferramenta eficaz porque é o próprio individuo que se identifica com o tipo de personalidade e a partir da autodescoberta percebe um mapa para autoanálise e o caminho para o seu desenvolvimento.

CONCEITOS CENTRAIS

- Existem nove tipos de personalidade e cada pessoa é de um destes tipos.

-Cada tipo tem sua forma de ver o mundo, de tomar decisões, e de fazer escolhas.

-Nenhum tipo é melhor que o outro. Cada um tem suas motivações.

-Nosso tipo não muda, mas nós mudamos.

-A natureza não controlada do nosso tipo causa estresse, conflito e sofrimento no trabalho e nos relacionamentos.

-O eneagrama nos ajuda a sair do estado do tipo, ensinando-nos a controlar nossas reações.

Você pode começar a trabalhar com o Eneagrama quando identificar qual o seu tipo e compreender quais são as suas principais questões.

OBJETIVOS:

Permitir ver e entender melhor quem somos e quem são os outros.

Mostrar nossas principais questões psicológicas e nossos pontos fracos e fortes nas relações interpessoais.

Mostrar nossos principais problemas e indicar como lidar satisfatoriamente com eles.

COMO ATINGIR OS OBJETIVOS:

Com os três elementos básicos do trabalho de mudança:

1-Presença (percepção alerta, consciência)

2-Prática de auto-observação.

3-Compreensão do significado das próprias experiências.

Aplicação

Importantes organizações multinacionais já utilizam o modelo do Eneagrama com suas equipes. Alguns exemplos são: 3M, IBM, Motorola, Disney, Sony, Du Pont, Procter &Gamble etc. No Brasil, podemos citar: Embraer, Vale do Rio Doce, Vivo, Unibanco, Souza Cruz, Yahoo, Avon, Itaú, Oracle, entre outras.

Líderes, com essas informações vocês irão compreender melhor os seus liderados, ajudá-los a ter mais autoconfiança, incentivá-los a apreciar e a utilizar seus próprios dons, apoiá-los construtivamente quando suas expectativas não forem alcançadas... Enfim, vocês irão ajudá-los a crescer e a desenvolver as suas potencialidades.

Desejo que com esta leitura você comece também a apreciar a predisposição que cada tipo tem para as capacidades humanas superiores, tais como a empatia e o amor.

Muito sucesso!

Grande abraço e até a próxima!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento