O encanto com o ser humano: Dia do Psicólogo

Costumo brincar que na minha formação de psicologia, fui a aluna que mais contestava o estigma do “psicólogo” que olha e interpreta todo e qualquer comportamento.

Sempre tive aversão com a imagem do psicochato!

Aquele que nas reuniões tinha o olhar analítico e sempre tinha sua interpretação, "isso é trauma da infância" (psicólogo adora falar da infância), aliás infância essa, que é para ser vivida com toda a alegria e desprendimento, lógico todos nós passamos por pequenos acidentes ou experiências desafiadoras.

Sim somos humanos, experiências pouco produtivas, alguns vivem mais e outros menos, no final da história, estamos todos buscando um lugar ao sol, para sermos felizes.

E essa capacidade que me fascina no ser humano de se reinventar, de criar e recriar possibilidades para seguir e ser feliz!

Novamente, alguns são mais felizes e outros buscam a sua felicidade em doses homeopáticas, inexiste certo ou errado. O importante é ser singular.

Os mais tradicionais que me desculpem, mas se Freud estivesse aqui faria algo ou tudo diferente! Afinal, ele era um cara bem inteligente e ficar analisando a mesma situação durante 20 anos é insano nos tempos de hoje. Queremos mais autoconhecimento e atitude, com resultados práticos.

A psicologia vive um momento muito especial, as pessoas querem descobrir como viver melhor, e são mais voltadas para o bem estar e saúde.

Temos uma liberdade de expressão e de escolhas, existem realidades e oportunidades para todos.

Mesmo em nossa sociedade, que tem alguns bloqueios ainda para superar como lidar com as diferenças e gêneros, temos ao mesmo tempo a liberdade para um posicionamento e transformação, para chegarmos ao equilíbrio.

Então a psicologia tem movimento e é orgânica, como digo aos meus clientes pessoa física ou jurídica, trabalhamos em conjunto, a mudança é uma processo e deixamos de ter pacientes para termos clientes!

Uma evolução na minha opinião.

Também estamos em processo de mudança, mesmo com formação em psicologia!

E podemos aprender todos os dias, independente da área escolhida, clínica, organizacional, educacional, esportiva, hospitalar, criminal, social, internacional dentre outras. Podemos aprender e descobrir novas possibilidades!

A psicologia pode ser uma área de despertar para o amor ao ser humano, começando por você profissional da área.

Agradeço por viver em uma época que o profissional de psicologia pode sorrir, ser leve e feliz. Quando vejo o método que utilizamos no Instituto de Thalentos, como a PNL , Hipnose, a Psicologia Transformacional, a Psicologia Positivista ou a teoria do Flow, vejo que o mundo da psicologia passa por lindas transformações.

A Neurociência, com suas possibilidades e tudo o que se apresenta, traz um novo olhar. Sentir e viver.

Que a psicologia possa ser um de tantos caminhos para o amor, singularidade e inteireza de cada ser humano.

Parabéns a todos os psicólogos!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento