O emprego dos sonhos começa na palavra “busca”

Você deseja encontrar o seu emprego dos sonhos, mas será que está indo pelo caminho certo?

Um dos desabafos que mais escuto nesta minha trajetória de gestora em RH é “adoraria poder trabalhar naquilo que amo, com o que sempre sonhei”, mas, infelizmente, o que vejo por aí é que poucos realizam esse desejo. Impossível? Te digo que não!

A busca por um emprego deveria ir muito além de responder a um anúncio de vaga postado por aí. Aliás, a palavra “busca” já ajuda muito a estabelecer diversas estratégias rumo ao emprego dos sonhos. “Busca”, no dicionário, significa:

“Empenho para encontrar ou para descobrir alguma coisa.
Pesquisa muito detalhada; investigação.
Dedicação para alcançar, conseguir alguma coisa; tentativa”

Então, aí vai minha primeira dica: seja empenhado! O emprego dos sonhos dificilmente cairá do céu ou chegará de presente, embrulhado em papel colorido e fita de cetim, na sua casa. Ele requer dedicação e esforço para encontrá-lo. E dentro desse esforço está um planejamento minucioso de como chegar lá. E isso irá requerer tempo e atenção aos detalhes.

Já comece respondendo à seguinte pergunta: por que esse é o meu emprego dos sonhos? Por que ele é único, diferente de todos os outros que podem surgir? Liste sua resposta para que depois, visualizando essas características que fazem com que ele seja tão especial, você esteja apto para responder uma segunda questão: O que eu tenho e posso oferecer para cada uma delas?

Lembre-se, o emprego, assim como o casamento, requer desejo, cumplicidade e amor dos dois lados. Não é uma via de mão única. Não basta aquele trabalho ou empresa te entregar tudo aquilo que você sempre sonhou e você não corresponder ao que eles sonham quando buscam um profissional para integrar seu time. O sonho que você sonha aqui, a empresa também sonha lá! Logo, você precisa se preparar para ser o candidato que eles sempre esperaram e almejaram!

O próximo passo, que vai te ajudar muito a se preparar para estar adequado à vaga que você idealiza, também está no significado da palavra “busca”. Vamos voltar lá? “Pesquisa muito detalhada; investigação”. A gente só ama aquilo que a gente conhece. E você, conhece a fundo o emprego ou a empresa dos seus sonhos? Conhece seus desafios, seu mercado, seus concorrentes, o perfil das pessoas que trabalham lá, as tendências para o futuro dessa organização? Sim, conhecer isso tudo fará com que você se prepare para estar alinhado com o estilo de profissional que eles precisam hoje e daqui pra frente. Isso será sua bússola rumo à elaboração adequada do seu currículo e da abordagem que você deverá dar quando chegar a hora de participar de um processo seletivo lá, por exemplo.

Mas, volto a dizer, não dá para fazer isso tudo e ainda esperar que a vaga venha de bandeja para você. É preciso identificar as empresas que disponibilizam a vaga dos sonhos e fazer com que elas te conheçam. Entre nos sites delas e deixe seu cadastro no “Trabalhe Conosco”, mantenha atualizado e ativo seu perfil no LinkedIn, por exemplo, e siga essas empresas por lá, para acompanhar as oportunidades que abrem. O networking, ativar sua rede de contatos, também é fundamental! Verifique se você não conhece pessoas que trabalham lá ou se não tem colegas que possam fazer a ponte com outros profissionais que sejam parte dessa equipe.

Enfim, mostre para o mundo o seu desejo de realizar esse sonho e faça com que ele seja compartilhado com mais e mais pessoas que poderão te ajudar. Se não for abrir portas, certamente te ajudarão no apoio e na motivação pra continuar tentando! Lembre-se, “tentativa” também faz parte do significado de “busca”. Porque aquela música do Raul Seixas, onde diz que “sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”, nessas horas, também faz todo o sentido! Siga em frente que você chegará lá!

Comentários

Participe da comunidade, deixe seu comentário:

Deixe sua opinião!  Clique aqui e faça seu login.
    Débora Nascimento

    Débora Nascimento

    Débora Nascimento é especialista em Recursos Humanos e diretora geral do Grupo Capacitare. Formada em Comunicação Social pela PUC-Rio, com pós-graduação em Marketing Direto e Eventos, pela FGV-RJ, atua há 13 anos no Capacitare, como Diretora Geral, liderando as áreas de negócios, marketing e recrutamento e seleção. Ministra palestras e treinamentos em diversas instituições, congressos e universidades, sendo especialista em temas como Planejamento de Carreira, Marketing Pessoal, Networking e Comunicação Empresarial/Corporativa. Foi palestrante convidada na Rio+20, conferência das Nações Unidas (ONU) para desenvolvimento sustentável, onde falou sobre “Green Jobs”. Em sua carreira, atuou em empresas como Infoglobo, NET e Oticon, além de participar de projetos como Rock in Rio e a Rio 2016. Como voluntária, integrou o Comitê de Criação do CONARH (segundo maior congresso de Recursos Humanos do mundo) e é a atual Diretora de Comunicação da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ).
    café com admMinimizar