O empreendedor precisa ter fé

Tire seus sonhos da cabeça! Lá eles continuarão sendo simplesmente sonhos

Sonhar! Ter um grande desejo de empreender, ser dono de seu próprio negócio. Quantos de nós já não tivemos vontade de fazer algo diferente? Certamente você já! Não se sinta só, eu também já tive este desejo e milhões de pessoas também. Em tempos de alto índice de desemprego, me aparenta aflorar à pele de muitos não somente o desejo, mas a energia de transformar um sonho em realidade.

No entanto muitos não saem do lugar, continuam sonhando, sem sequer transportar o que está na cabeça para algumas folhas de papel. Outros iniciam a caminhada buscado orientação, recursos e se aventuram em busca do novo. Contudo, é conhecido que muitos destes desistirão pelo meio do caminho, deixando em segundo plano a realização de seu sonho, de seu desejo. E o que faltou?

Podemos citar vários argumentos como foco, objetivo, metas, planejamento, recursos financeiros e tantos outros. Sobre estes nós encontramos textos, artigos e vídeos; a internet está repleta de informações a respeito, não é o foco de nossa reflexão entrar em cada um deles, mas compartilhar algo que me encanta: a fé que há nos olhos dos verdadeiros empreendedores. O que motivou pequenos homens e mulheres a se tornarem grandes exemplo para nós.

Mesmo esta reflexão não possuindo um cunho religioso, haja vista estarmos falando sobre empreendedorismo; cabe uma citação bíblica que define a fé como “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.

Outro dia, um grande amigo procurou-me, a fim de compartilhar uma ideia que acreditava ser brilhante e que revolucionaria o mercado, e já vem fazendo isso. Ele contava com tanto entusiasmo que me dava a impressão de que ele estava vendo o produto em suas mãos. E realmente estava. Após ouvi-lo e compartilhar conhecimento, eu sugeri que ele encontrasse para esta jornada alguém que pudesse visualizar este produto em pleno funcionamento assim como ele o vê. Isto é fé! Ter a certeza de que aquilo realmente existe e pode transformar a vida de si e de outros, embora os outros não consigam enxergar, o empreendedor vê, pois ele vai além.

Para quem tem fé não importa a quantidade de pedras e espinhos que há pelo caminho; se desertos, florestas, vales ou montanha; se estamos no auge do verão ou intenso inverno, o tempo sempre estará bom. O vento poderá soprar a estibordo ou bombordo, o mar poderá ser agitado, mas isso não impedira a busca pelo novo mundo. Não há como impedi-lo dizendo-lhe não. Pois ele acredita! O empreendedor vive de seus sonhos, mas não vive em um mundo paralelo, ele ergue os olhos e vai.

Para o compositor Zé Geraldo “o povo que vive sem fé é um povo abandonado”. Assim o empreendedor que não acredita no que ele busca não consegue nem começar a jornada, pois se sentirá abandonado no primeiro “será”. Não enxergando o destino, não saberá o caminho; não conseguirá argumentar às dúvidas que nascerão em si e será convencido pelas incertezas alheias. Terá facilidade de ver a crise e ouvir não, deixará assim de enxergar as oportunidades de realizar seus sonhos.

Tire seus sonhos da cabeça! Lá eles continuarão sendo simplesmente sonhos.

Para àqueles que desejam concretizar seus objetivos, e tirar da gaveta seus projetos, minha dica é: estimule-se a escrever. Deixe este escrito em um lugar bem visível. Isso o estimulará a continuar trilhando o caminho. Além disso, procure orientação; seja através de mentoria, coaching ou até mesmo alguém de sua confiança e que esteja disposta a compartilhar conhecimento e ajudar a traçar suas metas, acompanha-las..

Acredite e tenha fé! Seja melhor e o mundo será melhor.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento