O empreendedor já nasce feito?

Tinha-se como crença no passado que apenas as pessoas dotadas de aptidão para negócio tinham sucesso como empreendedores. Mas hoje está provado que se aprende a ser empreendedor, sendo, para isso, necessário o desenvolvimento das características que compõe o perfil empreendedor

Quando falo nas palestras que se aprende a ser empreendedor, os participantes ficam mais tranquilos, pois a dúvida de muita gente que pretende abrir o seu próprio negócio é: O empreendedor já nasce feito? Eles são dotados de características especiais? O que fazer para não enfrentar altos riscos?

Não há dúvida de que algumas pessoas já nascem com perfil empreendedor. Por sinal, tinha-se como crença no passado que apenas as pessoas dotadas de aptidão para negócio tinham sucesso como empreendedores. Mas hoje está provado que se aprende a ser empreendedor, sendo, para isso, necessário o desenvolvimento das características que compõe o perfil empreendedor.

Para ser um empreendedor de sucesso, é fundamental o desenvolvimento e fortalecimento de várias características. Vejamos a seguir DEZ dessas características:

DESEJO DE REALIZAÇÃO: Se olharmos no dicionário, o significado da palavra “empreender” é: “1. Deliberar-se a praticar, propor-se, tentar. 2. Por em execução”. É exatamente o que os empreendedores fazem. Têm uma ideia, acreditam nela e querem colocá-la em prática, mesmo conscientes de que para isso é necessário correr riscos e, ainda, com a possibilidade de fracassarem.

PLANEJAMENTO: Para definir objetivos, antever as dificuldades, traçar estratégias, de modo a minimizar os riscos, os empreendedores planejam detalhadamente o que vão fazer. Elaboram o seu Plano de Negócio e analisam a viabilidade, permitindo a tomada de decisão mais acertada. Os empreendedores sabem que a coragem não é ausência de medo, mas a resistência ao medo. Por isso, correm riscos, mas de modo calculado, com planejamento.

IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES: Os empreendedores estão sempre enxergando oportunidades. Para isso, aplicam os princípios dos 4 A´s da Oportunidade: Atenção (estão sempre atentos ao que se passa em sua volta); Acreditar (acreditam que a oportunidade existe e que devem agarrá-la); Aprender (buscam conhecimento sobre o negócio); e Ação (colocam em prática a ideia de negócio).

INDEPENDÊNCIA: Ao contrário de muita gente, os empreendedores não são atraídos por boas propostas de empregos, pois têm a ideia fixa de abrir a sua própria empresa e, ainda, serem geradores de empregos. Visam a sua independência, fazendo a sua própria renda, trabalhando no que mais gostam e lhes proporciona um prazer imenso.

VISÃO: Os empreendedores são visionários, estando sempre de olho no futuro, sonhando alto, mas com os pés no chão. Vivem intensamente o hoje, mas não ficam presos ao presente e muito menos ao passado. Estabelecem metas de médio e longo prazo para o seu negócio.

PROATIVIDADE: Os empreendedores não ficam esperando que as coisas aconteçam, fazem acontecer. Estão sempre agindo antecipadamente e não empregam energia em coisas que não geram resultados. Num momento de crise, por exemplo, não ficam reclamando e esperando a crise passar. Buscam alternativas de modo a não serem afetados negativamente. Também estão sempre inovando porque sabem que o novo de hoje fica obsoleto rapidamente.

CAPACIDADE DE DECISÃO: O mundo moderno e competitivo exige cada vez mais a tomada de decisões com rapidez. E essa é uma das características dos empreendedores de sucesso, não ficando na expectativa para saber se o momento é bom ou não com medo de errar.

COMPROMETIMENTO: Essa é uma característica importantíssima dos empreendedores, os quais são seguidores do princípio que diz: “O melhor profissional não o mais inteligente e brilhante, é o mais comprometido”. Trabalham bastante e por muitas horas, fazem sempre mais do que a obrigação e primam pela qualidade.

PERSISTÊNCIA: Os empreendedores são conscientes de que podem fracassar, mas têm a perseverança como aliada. Não desistem diante dos obstáculos que encontrarão pelo caminho e dos tombos que estão sujeitos. Os fracassos servem de experiência e não de lamentações.

HABILIDADE DE LIDERANÇA: Os empreendedores sabem que o seu sucesso depende da colaboração de outras pessoas. Por serem bons líderes, fazem com que os seus subordinados estejam sempre motivados e satisfeitos, dando o máximo de si na execução de suas atividades em prol do sucesso de todos. Valorizam os funcionários e o respeito é mútuo, tendo-os como admiradores e seguidores.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento