O Dom da criatividade

Muitos consideram que criatividade é um dom. Diz-se isso quando uma pessoa tem grande inspiração e facilidade de criar novas coisas e/ou inovar com facilidade

Muitos consideram que criatividade é um Dom. Diz-se isso quando uma pessoa tem grande inspiração e facilidade de criar novas coisas e/ou inovar com facilidade.

Para Ghiselin (1952), "Criatividade é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva".

O que entendemos com essa afirmação é que a criatividade provém de um processo evolutivo, onde conforme você adquirir conhecimento e/ou experiência você desenvolve essa "habilidade" tornando-se potencialmente mais criativo.

Então considerando que a criatividade seja uma habilidade, ela deve ser desenvolvida e treinada. Existem duas formas, com o tempo que é a pela experiência adquirida durante anos ou buscando atividades que torne esse treinamento mais dinâmico, fazendo com que você alcance conhecimento e melhores resultados mais rapidamente.

Existem pessoas que tem essa habilidade treinada e desenvolvida, mas se perguntam por que não conseguem ser criativas. Eu tenho uma possível resposta, no meu entendimento o que lhes faltam é inspiração.

Pessoa que dizem não ser criativas na verdade estão buscando uma desculpa para compensar o fato de não terem inspiração necessária para se tornar potencialmente mais criativa.

Então meio que desmistificando o fato do "Dom", o que existe é a habilidade e também muitas vezes a facilidade. Um líder não nasce líder, as crianças que potencialmente se colocam em posições de liderança na infância, a meu ver, têm mais facilidade e desenvoltura para tal posição, o que não quer dizer que será um grande líder, mas se desenvolver e treinar esse potencial não tenha dúvidas que isso se tornará mais comum pra ela.

Uma pessoa totalmente introvertida também pode ser uma grande líder, basta que desenvolva seus pontos fracos e treine as habilidades necessárias para tal posição.

Posso estar totalmente enganado no meu ponto de vista, por isso deixo aberta essa discussão, coloque sua posição nos comentários.

Abraço!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento