O desafio de ser representante comercial

O início do mês geralmente é o momento de comemorar as metas batidas no mês anterior, mas nesse, também é o momento de valorizar um dos canais de vendas mais importante de indústria e distribuidoras: o representante comercial. Isso porque o dia 1º de outubro é dedicado a esse profissional

O início do mês geralmente é o momento de comemorar as metas batidas no mês anterior, mas nesse, também é o momento de valorizar um dos canais de vendas mais importante de indústria e distribuidoras: o representante comercial. Isso porque o dia 1º de outubro é dedicado a esse profissional, então queria propor uma reflexão: o que significa ser representante?

Muitos vão dizer que o representante nada mais é do que um vendedor com mais autonomia; outros, que ele é a conexão entre a empresa e o cliente. Mas a verdade é que o representante é bem mais que isso. Como já dizia o famoso vendedor americano Jeb Blount, people buy you, ou seja, as pessoas não compram o seu produto, o seu preço ou a sua tecnologia. Elas compram você, ou a pessoa que oferece o produto para eles.

O mundo passou por mudanças radicais na última década, com a introdução de tecnologias que facilitaram o dia a dia das pessoas, agilizando processos. E com o setor de vendas não poderia ser diferente. E-mail, redes sociais, WhatsApp e outras ferramentas passaram a ser utilizadas para otimizar a comunicação com o cliente. Mas a relação entre representante e cliente perdura, e ainda é essencial para o sucesso dos negócios.

O contato humano se tornou mais e mais valioso em uma era de telemarketing e respostas automáticas. As pessoas não querem ouvir um script padrão na hora de conhecer um novo produto ou serviço. Elas querem ser tratadas como são: únicas, com necessidades diferentes umas das outras. E somente um profissional de vendas consegue reconhecer as angústias e anseios dos clientes, oferecendo a melhor solução para os seus problemas.

Se o cliente não recebe um bom tratamento desde o início, não há campanha de marketing ou desconto que possa salvar aquela venda. Já parou para pensar no tamanho da responsabilidade que o representante comercial tem de lidar diariamente?

O representante comercial é peça fundamental no processo de vendas da indústria e, como tal, deve focar naquilo que sabe fazer melhor: vender. A tecnologia muda, atualiza, mas a comunicação iniciada pelo representante é o que perdura.

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