O desabafo de uma jovem estudante de Administração

A administração é uma ciência fantástica, é a base para uma sociedade mais equilibrada, é um instrumento de transformação do nosso mundo. A Administração não deve ser a opção para quem não sabe que futuro profissional seguir. muito menos ser responsável pela formação de profissionais frustados. Eu desejo a valorização da minha futura profissão

Eu não sonhava em cursar Administração. Aliás, poucos sonham. Quase sempre os cursos mais almejados são aqueles que promovem um maior status social, como Medicina, Direito, Engenharia, entre outros.

Acredito que outro motivo seja também o fato de a maioria das pessoas desconhecerem o que realmente é papel do Administrador. O que esse profissional de fato realiza, quais são suas funções, seus horizontes profissionais, enfim, mas não vou focar neste aspecto. Portanto é normal não se sonhar em ser Administrador, afinal, como sonhar em ser aquilo o que eu desconheço?

Percebe-se então a existência de um paradoxo: Poucos sonham em cursar Administração, grande parte até desconhece o papel de um Administrador, mas, mesmo assim, Administração é o curso mais procurado pelas pessoas e o que mais graduados forma anualmente.

Então surge a dúvida: Por que tantas pessoas acabam optando em cursar Administração?

Quase sempre a resposta para essa pergunta é que quem não sabe o que quer acaba escolhendo esse curso.

Mas essa resposta é muito genérica, e então me surge outra dúvida, pois concordo com aquela frase que afirma que para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve. Por que, então, no caso de futuros universitários indecisos sobre qual curso escolher, o caminho acaba sendo, grande parte das vezes, cursar Administração, sendo que existem inúmeros outros caminhos (cursos) a se escolher também?

Ora, deve haver então outro motivo para que tantas pessoas optem por este curso.

E ai, novamente, entra a falta de informação de grande parte das pessoas.

Há boatos de que o curso de Administração é mais fácil, exige menos dos graduandos e, portanto, é um caminho com menos adversidades até o Diploma Universitário. O pensamento é o seguinte: Eu me formo em Administração, que é um curso mais fácil, e durante a graduação terei tempo para decidir o que eu realmente quero para a minha vida.

Acontece que estas pessoas estão completamente enganadas. Dizer que Administração é um curso fácil é um grande equívoco, além de ser uma atitude preconceituosa.

Você já parou para analisar as pessoas que estão ao seu redor? Elas são completamentes diferentes umas das outras, não é? A resposta para esta pergunta, sem sombra de dúvidas, é sim. É incrível como vivemos em um ambiente repleto de diversidades. E as pessoas não são diferentes apenas em seus aspectos físicos, elas também se diferenciam em suas personalidades, comportamentos, crenças, valores, culturas e até mesmo em seus talentos e habilidades.

Isso siginifica que o que é fácil para você, não será, necessariamente, fácil para o outro. Isso é muito relativo de pessoa para pessoa, pois depende das habilidades de cada um.

Quando se escolhe um curso, independente de qual seja, porque se ouviu dizer que ele é mais fácil é um grande erro. Pode ser que seja fácil para o outro, mas e para mim? O meu perfil está de acordo com o que o curso demanda?

Infelizmente as pessoas não se atentam a este aspecto e logo depois vem a frustração.

Vou usar como exmplo minhas observações durante esses meus dois anos no curso de Administração.

No início éramos uma sala com cerca de 70 alunos. Quando questionados sobre o porquê ter escolhido Administração, as respostas foram as mais variadas. Alguns estavam ali porque a empresa onde trabalham exigiu, outros porque possuem negócios próprios e que, portanto, precisam ser administrados, outros por influência da família e, agora chegamos ao ponto principal, uma grande parcela confessou que estava ali poque não sabia o que queria fazer e que ouviram dizer que Administração é um curso fácil.

O reflexo disso pôde ser visto já no início do curso. As disciplinas ali cursadas não se adequavam as habilidades de todos os graduandos. A maior dificuldade para muitos era, e ainda é, a tão famosa e temida matemática. Claro que na maioria dos cursos se tem contato com alguma disciplina que envolva cálculos, mas na Administração esse contato é constante, é diário, em todos os períodos. Pois bem, muitos desistiram do curso por causa da dificuldade com a matemática. Estou citando a matemática por acreditar ser uma dificuldade de muitas pessoas, mas poderia citar também outros exemplos. Conheço quem tenha abandonado o curso por envolver muita psicologia, por exemplo.

Onde quero chegar com isso? Quero deixar claro que isso tudo provém da falta de informação. E se esses alunos, com dificuldade em discplinas de matemática, por exemplo, tivessem, antes de iniciar o curso, pesquisado a grade curricular e visto como a matemática estava presente alí durante os quatro anos? Será que ainda assim, os que o escolheram apenas porque ouviram dizer ser fácil, optariam pelo curso do mesmo jeito? Como é fácil se eu acho, por exemplo, a matemática dificil?

O ponto em que quero chegar não é que uma pessoas que possui certa dificuldade não possa frequentar tal curso e até mesmo ser um ótimo profissional, competente e realizado. O que eu quero deixar claro é que muuitos se frustram porque não buscam informações o bastante para basear a sua escolha. São influenciadas pelas opniões alheias, mas só depois enxergam que o outro é o outro, que ele tem as suas particularidades, cada um tem as suas.

Claro que se este é o seu sonho, a sua vontade, o meu conselho é que não desista e que se empenhe para superar os obstáculos que as suas dificuldades irão gerar. Mas se você está ali simplesmente porque almeja um diploma de ensino superior, cai fora. E isso serve para qualquer curso. É burrice investir em algo que futuramente só lhe trará frustrações.

Hoje minha sala está aproximadamente 35% menor. Muitos desistiram por causa das difuculdades em algumas matérias, outros porque descobriram outros talentos e habilidades e outros pelos acontecimentos da vida. Já os que permaneceram, muitos estão dispostos a superar as suas dificuldades e ir até o fim na busca deste sonho, pois esta é a sua vontade. Estes descobriram, assim como eu, gostar da Administração, a querer este caminho como objetivo de vida. Mas, o que mais me preocupa, são os poucos que, mesmo não se encaixando ali naquela realidade, mesmo não pertencendo ao mundo da Administração, mesmo depois de perceber que não é um curso fácil e que exige do aluno assim como qualquer outro curso, ainda insistem em ir adiante com aquilo que não lhe está fazendo feliz.

O que precisa ficar claro é que não existe curso fácil. Todos eles exigem de seus alunos, todos demandam muito esforço e dedicação. Mas quando se faz aquilo que se gosta é muito mais fácil vencer as barreiras que existem.

Desejo muito que as pessoas não por cursar Admnistração porque ouviram dizer que este é um curso fácil. Desejo que elas busquem conhecer as diversas possibilidades de cursos existentes e optem por aquele que se encaixa mais em seu perfil. Se este for Administração, maravilha. Se não for, não adianta insistir.

A Administração é uma ciência fantástica, é a base para uma sociedade mais equilibrada, é um instrumento de transformação do nosso mundo. A Administração não deve ser a opção para quem não sabe que futuro profissional seguir, muito menos ser responsável pela formação de profissionais frustrados. Eu desejo a valorização da minha futura profissão!

ExibirMinimizar
aci baixe o app