O conceito de visão organizacional

Por isso diz-se que a visão organizacional é vista como a direção, ou seja, o seu verdadeiro rumo.

Muitas são as organizações públicas e privadas nos mais diversos mercados e setores que vêm, especialmente nos últimos anos, anunciando e adotando um conjunto de valores, normas e princípios que regem suas atividades e que vão, supostamente, ao encontro da tão sonhada sustentabilidade nos negócios. Mas ao que parece, talvez devido à complexidade por detrás do termo, o impacto positivo e a verdadeira essencialidade de tais elementos não são compreendidos por àqueles que compõem as organizações. O resultado é um certo grau de "ceticismo" com relação às práticas desses elementos por colaboradores que percebem, apenas, um cunho estritamente "ideológico" e pouco prático.

Não obstante, um dos efeitos oriundos da "descredibilidade" na validação de valores, normas e princípios é a falta de um engajamento por parte dos colaboradores de alto escalão para a construção da "visão" organizacional que se deseja e necessita vislumbrar. Outros reflexos que emergem a partir da incredulidade desses elementos são tomadas de decisões desorientadas, confusas e perigosas, para dizer o mínimo. O perigo em não compreender e incorporar tais elementos nas atividades, nos processos, na cultura organizacional é, em última análise, o risco desnecessário de se atingir um desempenho pobre. Entretanto, o que vem a ser visão organizacional?

A visão organizacional define o que a organização deseja ser no futuro, ou seja, o que ela vislumbra atingir em termos de ambições no mercado. A visão descreve um cenário futuro que identifica todas as aspirações organizacionais, alinhadas num clima de sinergia e comprometimento para o alcance dos objetivos futuros. Ao se definir com clareza onde se pretende chegar, a empresa pode controlar e ajustar os desvios ao longo do caminho, independentemente das dificuldades que venham a surgir. Por isso diz-se que a visão organizacional é vista como a direção, ou seja, o seu verdadeiro rumo.

Ao identificar e moldar a visão organizacional, o processo decisório em todos os níveis da empresa fica menos complicado. E os administradores têm papel central no manejo de uma cultura orientada à uma visão ética e sustentável de negócio. A visão organizacional diz respeito ao propósito central (essência do negócio) e à ideologia da empresa, ou seja, algo que define sua direção e orienta a forma pela qual ela interage com os seus mais variados grupos de interesse (acionistas, empregados, clientes, consumidores, fornecedores, órgãos públicos, voluntários, comunidade, sociedade, etc).

Nesse sentido, a medição de sucesso é muito maior quando os colaboradores compreendem a visão organizacional de sua empresa e trabalham coletivamente para alcançá-la. Administradores responsáveis esclarecem e informam a visão organizacional a todos os membros da empresa, inclusive, às partes interessadas. Este trabalho costuma ser dividido em uma ou mais declarações que devem ser escritas. Um exemplo de declaração de visão escrita pode ser evidenciado neste exemplo do CFA: "Ser uma entidade reconhecida pela sociedade, capaz de assegurar a atuação plena dos profissionais de Administração". A declaração escrita é uma forma de "guiar" o cumprimento da visão.

Portanto, propor e comunicar a visão organizacional e inseri-la na cultura da empresa é fundamental para que ela consiga guiar-se em uma direção menos incerta e arriscada. De modo geral, uma declaração de visão organizacional é uma descrição teórica daquilo que a empresa deve se tornar, pois se baseia em um futuro. Entretanto, a visão deve ser cultivada e exercida nas práticas rotineiras da organização, sendo assumida como instrumento orientador e balizador das condições que contornam a prática empresarial.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento