O comportamento do consumidor digital está mudando? Confira e tire suas conclusões!

O fato é que o comportamento do consumidor vem mudando e isso não é novidade nem surpresa, mais como isso influencia a vida cotidiana e como essas mudanças podem ser usadas na prática pelos empreendedores empresários? Confira isso no artigo!

O mundo está em constante modificação e junto com essas modificações os veículos de comunicação estão sendo drasticamente influenciados.

As pessoas a cada dia estão mais e mais conectadas através de smartphones, tablets, smartTvs e demais aparelhos mobiles tecnológicos.

Esses aparelhos são utilizados não somento para se relacionar, mas também para aprender, namorar, aquirir informações sobre produtos e serviços, comprar, vender e para os mais diversos fins de interesse.

É fato verídico que a conectividade vem aumentando a cada dia e essa realidade muda por completo como a vida cotidiana traça o seu curso.

Recentemente o gigante Google revelou que o comportamento do consumidor digital vem mudando. Segundo a Google, dentre os comportamentos que vem mudando se destaca as pesquisas realizadas em dispositivos móveis que hoje já ultrapassam as pesquisas feitas nos desktops.

O fato é que antes de realizarem, concretizarem para valer uma compra, esses mesmos consumidores realizam pesquisas em seus dispositivos mobiles a cerca do produto ou serviço que deseja comprar.

Isso deixa claro que as principais decisões de compras acontecem por ifluência de informações adiquiridas por esses consumidores.

Diante dessa informação que muda por completo a forma com que a venda deve ser planejada, reuni quatro pontos, para que você, empreendedor, se atualize e planeje melhor suas estrategias de marketing e venda online.

1. O consumidor online atual está em busca conhecimento

E relação aos anos anteriores, houve um crescimento do número de usuários que usam a internet para adquirir informação. Desses internautas que usam smartphones, cerca de 66% realizam buscas a cerca de um produto ou serviço que vieram a conhecer por meio de comerciais na televisão no exato momento em que eles o estão assistindo.

Influenciado por esses índices, o Google recentemente atualizou forma como seus algoritmos ranqueam os conteúdos online.

Devido ao fato de perceberem o crescimento significativo de usuários utilizando aparelhos mobilies para navegarem, os sites responsivos, ou seja, aqueles que se adaptam a qualquer dispositivo, são privilegiados pelos motores de busca.

Mediante a essa informação, não tenha dúvida. Se sua empresa não investir em um site responsivo será despresada pelo Google o que siginifica dizer pior posicionamento, menor número de visitas, menor número de vendas.

Vale ressaltar que não somente o quesito resposividade é critério para ranqueamento no Google, outros vários pontos são avaliados como: velocidade, baclinks, qualidade do conteúdo, linkagem interna, otimização de imagens e palvras chaves e etc.

2. O consumidor online busca novas e inesquecíveis experiências

Uma nova tendência que surge nos dias atuais é a experimentação de novos produtos e serviços. Vários estudos que o Google vem realizando mostram que a % de pessoas buscando por expressões chave como “locais próximos a mim”, vem dobrando em relação ao anos anteriores.

Os estudos mostraram também que quando há uma oferta maior de serviços próximos ( 5, 6 em médio ), a pesquisa realizada pelo consumidor se torna mais apurada com o objetivo de descobrir qual deles possui melhor classificação.

Não sei se já ouvui falar do Google Business, mas o fato é que ele tem vital importância para posicionamento ou encontrabilidade nas buscas, sem contar com a maior percepção de autoridade gerada por estar lá cadastrado.

O fato é que muitos microempresários não percebem que seus clientes ou potenciais clientes estão escolhendo seus concorrentes pelo simples fato deles terem cadastro no Google Bisiness, portanto, aconselho que faça o quanto antes o seu cadastro.

3. O novo consumidor busca por ação, movimento

Um comportamento muito comum e que vêm crescendo é o compartilhamento de informações por meio dos aparelhos móveis. O que cresce a cada dia e tende a continuar crescendo até por que o número de pessoas entrando para o mercado online está aquecido.

Mais de 91% dos usuários de smartphones usam os aparelhos para anotar e compartilhar suas ideias.

Não é nada comum ver pesoas nos mercados, filas de bancos e consultas com os seus aparelhos móveis em total utilização. Isso também explica o sucesso de aplicativos como Whatsap, Evernote e muitos outros usados para compartilhamento de conteúdo, ideias e informações.

O fato é que a sobrecarga de informação é um problema nesse novo cenário imposto pelas tecnologias assim como falado no vídeo pela Marta Gabriel . Além disso, o comportamento do consumidor muda tambpem influenciado pelas adaptações que precisam ser feitas devido ao fato de estamos lutando pela atenção que é cada vez mais difícil no mundo cada vez mais conectado.

Os últimos dados analisados no primeiro semestre de 2015 apontaram que mais de 100 milhões de horas foram gastas com vídeos do YouTube do tipo tutorial e “como fazer” o que prova e confirma que o comportamento do consumidor vem mudando.

E acompanhar tais mudanças por parte dos empreendedores e/ou empresários é fundamental para que continuem no pódio no que diz respeito a concretização de negócios e vendas.

4. Não menos importante, o novo consumidor busca boas compras

Não poderia ser diferente, no exato momento em que estão na loja para comprar, cerca de 83% dos comsumidores usam o seu aparelho móvel para realizar pesquisas que contribuiem de alguma forma com a sua decisão de compra.

Isso levanta um outro ponto fundamental que eu abordei no artigo que escrevi recentemente.

Nesse artigo eu falo da importância da preparação do seu público para compra, ou seja, a vital importância de ter a conciência que seu público não compra quando você quer vender e sim quando ele está pronto para comprar. Sendo assim, a produção de conteúdo e entrega de valor é fundamental, pois consumidor informado é igual a consumidor comprador.

Considerações finais

Mais do que ter uma eficiente estratégia de marketing digital, de vendas online e presença online para o seu negócio/empresa, é de vital importância estar atento e antenado aos comportamentos e hábitos de consumo do seu público alvo para que com isso possa entender as oportunidades que esse comportamento pode proporcionar.

Comece por estuar muito bem o seu público constantemente em busca de novos comportamentos, trabalhe adaptando seu site, produza conteúdos relevantes, solucionadores focando sempre na resolução dos problemas do seu público, estude os feedbacks que o próprio público lhe dá, analise os resultados obtidos e defina novas metas. Se precisar de ajuda, conte comigo.

Abraços,
Alessandro Barros

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento