O coach para líderes

Muitos líderes encontram dificuldade emocional em se relacionar com subordinados ou superiores, esses aspectos podem facilmente ser resolvidos através de um processo de coaching

Muitos líderes encontram dificuldade emocional em se relacionar com subordinados ou superiores, esses aspectos podem facilmente ser resolvidos através de um processo de coaching. As técnicas e ferramentas disponibilizadas pelo coach são capazes de trazer subsídios para que o participante consiga lidar com suas próprias emoções bem como adquirir inteligência emocional para lidar e compreender as emoções dos outros. Estes elementos de autoconhecimento e autocontrole de suas emoções, são importantes fatores do trabalho de coaching, principalmente quando se quer um líder com melhor perfomance1.

Há ainda outro fator que impulsiona a busca por Coach para líderes, é o alto nível de stress enfrentado por estes, isso se dá devido ao reconhecimento da existência de diversas técnicas cognitivas-comportamentais criadas para o gerenciamento do stress e que são utilizadas em processo de coaching.

Reconhece- então, que O coaching é um importante método de se alcançar este desenvolvimento não apenas profissional, mas também pessoal. Através do coaching é possível se obter melhoras nos relacionamentos pessoais, profissionais, aprofundar o autoconhecimento, traçar metas, planejar, controlar melhor os impulsos e sentimentos, lidar melhor com as emoções. Enfim, o coach é recomendado para todos os líderes que atuam em cargos que exijam alta performance, tendo ou não gaps pessoais a serem solucionados.

REFERÊNCIAS

1 - CILLIERS, Frans. Leadership coaching experiences of clients with alexithymia. SA Journal of Industrial psychology, v. 38, n. 2, p. 1-10, 2012.

2 - MILARÉ, Sueli Aparecida; YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Intervenção breve em organizações: mudança em coaching de executivos. Psicologia em Estudo, v. 14, n. 4, p. 717-727, 2009.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento