O ciclo de vida do produto e a novela Os Dez Mandamentos

Após vários crashes da página Administradores, tento discorrer sobre a novela da Rede Record e sua tentativa de mantê-la um produto de sucesso, tendo como base o Ciclo de Vida do Produto, de Kotler

Apesar do crescente aumento dos lares com TV por satélite, cabo, internet e a chamada TV on demand, como conhecemos, Netflix, ainda somos milhões de brasileiros dependentes da TV aberta, com sua programação por vezes de duvidosa qualidade, carente de valores culturais e éticos e com sua imprensa comprometida com ideologias em vez de fatos. Vez por outra, a concorrência entre as emissoras resulta em programas de surpreendente qualidade. Foi este o caso da Rede Record de Televisão ao produzir a novela Os Dez Mandamentos, escrita por Vivian de Oliveira, inspirada no livro do Êxodo, da Bíblia.

Na história do libertador dos hebreus do Egito, a autora adicionou elementos não pertencentes à Bíblia para transformar a história em uma novela. Romances, vilões, conflitos entre personagens coadjuvantes, humor, os ingredientes necessários para que uma novela prenda a atenção do espectador e o emocione.

A autora Vivian de Oliveira escreve para a Record desde 1997, com a novela Por Amor e Ódio. Trabalhou como coautora em outras novelas, escreveu outros pequenos sucessos da emissora ligada à Igreja Universal como Turma do Gueto, de 2003 e Caminhos do Coração, novela que teria um spin off para a série Os Mutantes (2008 e 2009). Em seguida, a emissora mergulhou nas séries bíblicas com A História de Ester (2010), Rei Davi (2012), José do Egito (2013), Milagres de Jesus (2014) e finalmente, Os Dez Mandamentos, em 2015, atualmente na segunda temporada, todas sob autoria principal de Vivian.

Ciclo de Vida do Produto

O Ciclo de Vida do Produto (CVP) compreende as etapas pelas quais passa um produto após sua introdução no mercado, baseadas nas seus resultados. De acordo com Kotler, ao compreender que os produtos tem ciclo de vida, compreende-se também que os produtos:

1 - Tem vida finita.
2 - Suas vendas passam por estágios distintos, cada qual com suas oportunidades e roblemas diferentes para as empresas.
3 - Lucros sobem e descem nos diferentes estágios de vida do produto.
4 - Produtos necessitam de estratégias diferentes a cada etapa do ciclo

São quatro as etapas do CVP:

a - Lançamento: baixo índice de vendas e muito investimento em tecnologia, propaganda, distribuição e outros.
b - Crescimento: resultante dos investimentos no lançamento, crescimento das vendas e surgimento da economia de escala. Fase em que concorrentes entram no mercado.
c - Maturidade: Lucros estabilizam ou diminuem pelo aumento da concorrência.
d - Declínio: Produto fica obsoleto e é substituído por concorrente mais inovador. Queda nos investimentos e remoção do produto.

E o que isso tem a ver com a novela?

A emissora do Edir Macêdo atingiu níveis históricos de audiência com Os Dez Mandamentos (ODM) e, a partir disto, passou a adotar estratégias para manter os níveis do IBOPE favoráveis à emissora face à sua batalha particular com a Rede Globo, da família Marinho. Capítulos fillers, história alongada e o suspense em torno da cena mais emblemática - a abertura do Mar Vermelho por Moisés - ajudaram a trama a ter algumas vitórias no horário nobre. Deixa clara a aplicação de estratégias de CVP.

O início da novela foi marcado por uma postura pretensiosa da emissora quanto ao lançamento de sua primeira novela bíblica - até então, as outras obras dirigidas por Vivian eram séries - com muita divulgação, eventos glamourosos de lançamento, apelos jornalísticos e campanhas pesadas de forte apelo religioso dentro dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus, a quem pertence a emissora.

O crescimento da trama também teve bastante publicidade, mas houve mudança de postura, com frequentes apelações à religiosidade dos espectadores, associando o ato de assistir a uma novela a realizar um ritual religioso.

A maturidade foi percebida pelos telespectadores mais atentos quando começaram a surgir produtos licenciados com a marca da novela. Isso ainda antes dos capítulos mais decisivos. Uma tentativa de fazer com que o declínio não viesse com os alongamentos da história. CD com trilha sonora, camisetas e mesmo o anúncio do longa metragem nos cinemas, anunciando cenas inéditas.

Reciclo

Após o capítulo decisivo, com a abertura do Mar Vermelho, os resultados alcançados pela novela alcançaram um novo pico, decrescendo vertiginosamente nos capítulos seguintes. A novela caminhava para um final um tanto inconclusivo, dando a entender que o que viria a seguir seria apenas uma pausa.

O produto ODM entrou em processo de Reciclo, ganhando uma nova utilidade no lançamento do longa metragem nos cinemas. Os resultados alcançados, com as novas campanhas publicitárias e o apelo religioso dentro das igrejas evitaram o declínio. Campanhas religiosas de compra de ingressos deram ao filme ODM um resultado histórico de bilheteria, alcançando dois milhões de ingressos em apenas três dias, com direito a uma polêmica paradoxal: Os ingressos esgotavam nas primeiras exibições, mas as salas estavam quase vazias.

Conclusão

Por fim, após disputar com Star Wars - O Despertar da Força, Deadpool e superar bilheterias históricas como Dona Flor e Seus dois Maridos e A Dama da Lotação, o filme bíblico alcançou a marca de segunda maior bilheteria do cinema nacional, com 10,7 milhões de espectadores, rendendo mais de 114 milhões de reais. Tropa de Elite 2 ainda é a maior bilheteria nacional, com 11,1 milhões de espectadores.

O ciclo de vida do produto Os Dez Mandamentos ainda não terminou, pois o produto se mantém em reciclo pela venda da novela a canais por demanda na internet - algo inédito para uma novela nacional - e com a recente estréia da segunda temporada na Rede Record. Não cabe a este trabalho julgar as técnicas utilizadas para alavancar os resultados de audiência e bilheteria, embora haja bastante controvérsia em utilizar a fé das pessoas para impulsionar o consumo de um produto ou serviço. O fato apresentado é que, de acordo com o Ciclo de Vida do Produto, Os Dez Mandamentos ainda tem bastante caminho a percorrer.

REFERÊNCIAS

BERNARDO, André. Vivian de Oliveira fala sobre a mais nova minissérie bíblia da Record, Rei Davi. Disponível em <http://www.sidneyrezende.com/noticia/159806+vivian+de+oliveira+fala+sobre+a+mais+nova+minisserie+biblica+da+record+rei+davi> Acesso em 09 de abril de 2016
REIS, Fernanda. O Ciclo de Vida do Produto e as estratégias de mercado na Gestão de Marcas. Disponível em <http://www.ufjf.br/ep/files/2014/07/2007_1_Fernanda.pdf> Acesso em 09 de Abril de 2016
VIANNA, Wilson. Os Dez Mandamentos Bate Recorde de Bilheteria com Cinemas Vazios. Disponível em <http://pipocamoderna.com.br/2016/02/os-dez-mandamentos-bate-recorde-de-bilheteria-com-cinemas-vazios/> Acesso em 09 de abril de 2016
PLASSE, Marcel. Os Dez Mandamentos vira o segundo filme mais visto do cinema brasileiro. Disponível em <http://pipocamoderna.com.br/2016/04/os-dez-mandamentos-vira-segundo-filme-mais-visto-do-cinema-brasileiro/>. Acesso em 09 de Abril de 2016.

ExibirMinimizar
Digital