O Caminho da Estratégia

Engana-se aquele que acha que a estratégia resume-se a apenas um conjunto de fórmulas, técnicas e métodos para o planejamento. Partindo de sua definição como a arte de atingir resultados, a estratégia evolui como ciência que, para seu próprio respaldo e obtenção de êxito precisa de ensinamentos oriundos de outras ciências.

Engana-se aquele que acha que a estratégia resume-se a apenas um conjunto de fórmulas, técnicas e métodos para o planejamento. Partindo de sua definição como a arte de atingir resultados, a estratégia evolui como ciência que, para seu próprio respaldo e obtenção de êxito precisa de ensinamentos oriundos de outras ciências. Vejamos algumas:

A estratégia precisa da administração geral porque através de seu processo administrativo é possível direcionar esforços e recursos para que seja possível unir a eficiência, o ato de fazer certo as coisas, com a eficácia, o ato de fazer a coisa certa.


A estratégia também precisa dos ensinamentos das áreas clássicas da administração, uma a uma: Precisa da Administração Financeira para buscar sempre obter o melhor retorno com o menor risco. Precisa da Administração Mercadológica, para ser capaz de atender necessidades gerando lucratividade. Precisa da Administração de Recursos Humanos, para simplesmente não ver as pessoas apenas como recursos. Precisa da Administração de Produção, para encontrar a melhor maneira de produzir com o menor esforço, maior qualidade, confiabilidade, menor tempo. Precisa da Administração de Operações para fazer as coisas acontecerem para todos os envolvidos.

Mas, novamente, engana-se quem acha que a estratégia depende apenas da administração. Também depende de uma série de outras ciências.

A estratégia depende da filosofia, para permitir o questionamento correto de cada uma de suas fases. Assim como precisa entender o grau de utilidade e de aprofundamento em cada uma destas e de outras ciências para conseguir seu sucesso. (Quantas vezes diversos planos vão por água abaixo e que poderia ter sido evitado simplesmente se houvesse um mínimo de questionamento sobre ele.)

A estratégia depende dos estudos de comportamento humano, passando pela psicologia e psicanálise, para entender as relações dos envolvidos com o mundo e com si mesmos.

A estratégia depende da estatística para transformar dados em informações precisas. Assjm como precisa da informática para ganhar velocidade de processamento das informações.

A estratégia precisa da ética, como ciência definida pelo conjunto de regras de uma sociedade, para que os limites possam ser respeitados. E quando não são, a estratégia precisa da ciência do direito, para que a ética possa ser respeitada.

A estratégia precisa da economia, para entender as relações de capital e trabalho e agir na melhor direção sobre ambos.

Ah! A estratégia também precisa dos detalhamentos e desmembramentos de cada uma destas ciências.

Tudo porque a estratégia precisa ser precisa, para cumprir a sua definição: a arte de atingir resultados.

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.