O caminho a seguir

O mundo profissional é uma longa estrada, com barreiras e desafios, porém muitos não sabem nem o caminho a seguir, então é fundamental traçar uma rota e os desafios irá vencer com o tempo

Hoje em dia encontramos várias duvidas e incertezas quando refletimos a respeito da carreira profissional, muitos ainda não sabem o caminho a seguir, outros profissionais já possuem uma trajetória, mas ainda se deparam com a incerteza se realmente é o que ama fazer, pois durante nossa vida profissional podemos simplesmente cair em uma determinada área e não conseguir sair mais por inúmeros motivos.

Na teoria fazer o que ama é simples, basta identificar o que sente prazer em realizar e seguir, mas na pratica a história é outra, tudo deve ser levado em consideração, como por exemplo, o momento da economia no pais e no mundo, o como esta o mercado que escolheu atuar, a situação econômica pessoal, a possibilidade de crescimento e claro o amor pela área. Para os que ainda não sabe o caminho o passo inicial é fazer uma analise que pode ser basicamente solucionado com duas perguntas, o que seguir? e como seguir? Ao responder estas duas questões facilitara sua analise e sua decisão, o que seguir? aborda questões como, área de atuação, especialização e profissão, e o como seguir? aborda questões como, mercado a atuar e se prestara serviços em uma empresa ou como autônomo, isso ira proporcionar uma base caso ainda tenha duvida da profissão a seguir.

Após a sua decisão o próximo passo é partir para a caminhada, e como sabemos o futuro é incerto e a caminhada não é fácil, porém fazer o que ama ajudará e muito minimizar as frustrações. Tenho comigo duas palavras que incorporei no meu cotidiano Paciência e Persistência, que extrai assistindo o filme “De Porta em Porta Filme” (2002) não é fácil escolher um caminho e muito menos caminhar, enfrentar os obstáculos de um mundo tão competitivo, a paciência é indispensável e a persistência é obrigação.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento