O ano não começa após o Carnaval

Com uma retração econômica de 3,6% em 2015 - o maior recuo desde 1990 -, as perspectivas para esse 2016 não são nada animadoras e não há previsão de melhoras

O ano que passou mostrou apenas o começo de um complicado problema no nosso país. Economistas e os principais analistas do mercado nacional não garantem o momento onde essa tempestade acaba e isso quer dizer que será necessário pegar muito firme nesse começo de ano.

Infelizmente, muitos brasileiros têm o costume de achar que só é possível fazer os negócios andarem depois do Carnaval e por isso (quase) cruzam os braços esperando que algum milagre salve suas vendas e gere retorno.

Segundo o gráfico de Cenário Macroeconômico 2016-2019, as coisas podem mudar na economia brasileira após 2017 seguindo uma gradativa evolução. Mas,como podemos saber, até lá ainda há muita lenha para queimar e devemos lembrar que tudo pode mudar.

Hora de inovar!

Esse período de começo de ano pode muito bem ser uma boa hora para trazer inovação ao seu formato de negócio e também criar novas parcerias e estratégias que façam com que os impactos da econômica do país não afetem de uma forma mais agressiva o seu empreendimento.

Nessa hora difícil investir na comunicação digital para divulgar seu trabalho é uma ótima saída. É mais barato do que a tradicional mídia offline e é mais fácil de mensurar resultados. Há ótimas empresas e profissionais no mercado que podem auxiliar você a fazer um trabalho criativo e lucrativo com campanhas e ações digitais. Vale muito a pena analisar.

Às vezes criar um simples Instagram para divulgar as roupas da sua loja, por exemplo, já gera um ótimo negócio que, se bem administrado, fará você gastar bem pouco (ou quase nada!); e melhor: fazendo você lucrar com a fama da sua marca.

Mas pra isso é necessário trabalhar bastante. Então, não espere passar outras festas para começar a trabalhar sério esse ano. Mesmo porque as contas não erram nosso endereço.

Um ótimo 2016!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento