O 5S Brasileiro

O conceito 5S é uma forma de nos sentirmos mais organizados, competentes, eficientes, etc. Mas no conceito brasileiro como nos sentimos? Não conhece o 5S brasileiro? Permita eu lhe dar uma palavra sobre através deste e artigo e tente não se identificar com alguma delas

Você administrador certamente já ouviu falar, estudou, é adepto ou leciona sobre este conceito chamado 5S.

Gostaria de levá lo para uma breve reflexão sobre este conceito muito aplicado em nossos dias. Seja em casa, no trabalho, na sociedade, etc.

Conheça os 5S do dia a dia de muitos profissionais. Conhece alguém assim?

Primeiro S "Seéloco" - neste termo podemos ver no dia a dia diante de pessoas que estão surpresas com alguma coisa.

Mesmo que muitas não a expressem com suas palavras eles certamente pensam consigo mesmo diante de circunstâncias inesperadas. Por exemplo? Quando um líder ou um gestor chega diante de um colaborador ou ele aplica algum teste para uma pessoa e diz: - Preciso que você leia atentamente estes procedimentos internos. E lá está um livro tamanho GG da saga Harry Potter.

Uma pessoa que expressa este tipo de argumento no mínimo ficou assustado é claro - assim como nós ficaríamos, mas não quer dizer que ele (a) não irá fazer. Que tal lhe dar um prazo ao invés de julgarmos como preguiçosos?

Sejamos sinceros um com o outro vai. Seéloco!

Segundo S "Seinão" - este termo é típico da pessoa que expressa dúvida logo na resposta, sei e não!

Imagine você como gestor numa situação de caos chegar a um coordenador, supervisor, líder, pergunta lhe algo da qual é seu GED de atividades no dia a dia e ele olhar pra você mais apavorado ainda e dizer, - Seinão!

Na verdade o que este colaborador está expressando - de forma não correta é claro, mas o seguinte. Senhor, no momento eu não tenho esta informação. Mas posso conseguir se o senhor me permitir alguns minutos para que eu pesquise meu banco de dados.

Eu imagino uma situação dessa a vontade que você tem. Na verdade, seinão!

Terceiro S "Sóquenão" - embora este termo tenha se tornado um jargão no nosso dia a dia, ele ainda é mais predominante num linguajar jovial. Sóquenão traduz um pensamento de que certamente é o que eu gostaria de fazer, mas não vou.

Nas empresas hoje em dia vemos muitas oportunidades sendo abraçada por um público muito jovem nas diversas áreas de uma determinada organização. E isto de fato acaba enfraquecendo o desempenho de um colaborador cheio de sonhos, produtivo, visionário e ainda mais quando ele é liderado por uma garotada que se expressa com este tipo de vocabulário.

Procure valorizar esses profissionais no seu âmbito de trabalho e tenha paciência com eles. E com essa garotada? Mande os embora, demita eles... Sóquenão! (rsrs) Permita ter um momento com eles e fazer com que eles amadureçam junto com as oportunidades que lhe são confiadas.

Quarto S "Sabedenadainocente" - este é um clássico dos, "sabe tudo" e o pior, não conta nada pra ninguém ou somente a quem lhe diz respeito.

Uma pessoa dessas certamente sabe até mais coisa que o próprio fundador de uma empresa. Mas não lhe convém passar as informações adiante. Até mesmo pelo fato de que se ele tem a informação preciosa, isso lhe põe num nível de acionista, gestor, presidente. Ou seja, ele é o cara! (rsrs) me permita expressar que foi hilário!

Para nós, lhe darmos com esses tipos de pessoas e seus comportamentos é de fato um constante desafio. Você precisa ser do tipo, "aham", "nossa!", "não sabia!". Afinal de contas, se você não o faz se sentir "o cara", é daqueles tipos de "casca de ovo".

Mas se a pessoa é um excelente colaborador e você enxerga somente este entrave na vida dele como profissional, considere o seguinte. Tente adquirir as informações dele dando lhe confiança necessária ou, permita sempre alguém o acompanhar em determinadas tomadas de decisões.

Quinto S "Soubrasileiroenãodesistonunca" - é claro que tínhamos que ter este para fechar com “chave de ouro”. Este termo usamos hoje para substituir de uma forma muito patriota o "persistir no erro é burrice".

A pessoa para usar isto no dia a dia é do tipo aquelas crianças com uma pecinha quadrada na mão tentando enfiar no buraco circular em seu brinquedinho. É claro que a criança não vai desistir até que seu conhecimento entenda que quadrado não é circular.

Um adulto lhe dar com este tipo de atitude certamente põe tudo a calhar numa importante tomada de decisão ou pior, num processo diário se não acompanhado no dia a dia. As pessoas têm que entender que precisamos ser brasileiros e desistir nem sempre é sinal de fracasso. Mas podemos considerar uma pausa ou, uma reavaliação de um terminado processo ou o seu todo. Mas de fato, serbrasileiroenãodesistirnunca, nunca esteve tão difícil no dias em que vivemos.

Reveja, avalie, refaça se for necessário. Mas não prossiga como uma cunha que no final do processo fará com que você perca todo o seu trabalho.

Enfim, o 5S brasileiro nada mais é do que uma forma de nós meditarmos no nosso desempenho do dia a dia como pessoas, profissionais, amigos, colegas de sala, etc.

Sejamos sim 5S no nosso dia a dia. Sejamos sim brasileiros no nosso caráter como pessoas. E sejamos acima de tudo pessoas que respeita o próximo e ajudemos a alcançar os seus sonhos apontando os seus erros como algo construtivo. E cada vez menos como um julgo pelo o que são.

Seéloco, Seinão, Sóquenão, Sabedenadainocente e Soubrasileiroenãodesistonunca - faz parte de nosso linguajar no dia a dia e procurei lhe dar definições através deste artigo para um âmbito profissional em, Os 5S Brasileiros.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento