Café com ADM
#

Nunca diga Se Deus Quiser, Ele quer, Você quer?

As pessoas gostam tanto dos meus conselhos que resolvem enquadrá-los, idolatrá-los, pendurá-los nas paredes ao invés de usá-los. <br />

As pessoas gostam tanto dos meus conselhos que resolvem enquadrá-los, idolatrá-los, pendurá-los nas paredes ao invés de usá-los.

Querida(o) Amiga(o),


Um ano havia se passado desde que o médico de Judy Ruth Ashley havia explicado a ela e ao seu marido sobre os procedimentos da cirurgia considerada extremamente delicada que poderia acabar com a doença que a atormentava há mais de 20 anos. A operação consistia em fazer quatro buracos no crânio de Judy por onde seriam implantados tecidos neurais no seu cérebro para estimular as células a crescer, se desenvolver e reverter o curso da doença.

Portadora do mal de Parkinson, Judy se lembrou da entrevista quando abriu os olhos após a operação. Quando o efeito da anestesia passou, Judy Ruth Ashley já se sentia bem melhor.

Tudo parecia ter ido muito bem. Nos meses que se seguiram a operação, Judy, 65 anos, sentia-se cada vez menos e menos incomodada pela incontrolável e excessiva desordem progressiva dos seus movimentos - sintoma típico do Mal de Parkinson. "Hoje eu sou capaz de acordar sem dor, levantar da cama e ir até o banheiro sem a necessidade de tomar remédios. Eu posso até dirigir um carro. A minha pressão sanguínea não baixa quando eu fico de pé. A minha voz está muito melhor, e eu sou capaz até de cantar novamente em um bar-karaoke perto de casa."

A história de Judy poderia ser apenas mais um caso de sucesso da medicina moderna se não fosse por um pequeno detalhe QUEBRA TUDO: Judy Ashley nunca chegou a receber o implante. Ela se internou no hospital, entrou no clima da cirurgia, foi levada até a sala de operações, tomou a anestesia, os médicos abriram a cabeça dela, mas nada foi colocado lá dentro.

Ela simplesmente melhorou.

Como?

Por que?

Alguns vão dizer que ela melhorou porque ela ACREDITOU que a operação seria um sucesso. Alguns vão dizer que ela melhorou porque os procedimentos técnicos foram bem sucedidos. Alguns vão dizer que ela melhorou porque um milage divino baixou na menina.

Mas não, ela melhorou porque um Ser Humano disse a ela com MUITA HUMANIDADE que ela melhoraria. O Ser Humano pode curar. O Ser Humano pode resolver. Ela ACREDITOU no médico, no contato humano, na voz humana, no olhar humano, no sorriso humano, na mente humana, na nova idéia humana, criativa, cheia de esperança, paciência e urgência.

E melhorou.

Simples assim.

"Eu trabalho em uma empresa multinacional cheia dos recursos e boa vontade em querer ajudar os seus funcionários a progredir. Todo trimestre eu tenho oportunidade de assistir a palestrantes-engraçados, emotivos e técnicos que por algumas horas elevam a minha motivação, mas, infelizmente, eu me desmotivo muito facilmente. Programas de motivação, análise de competências e quadrantes neurolinguisticos, simplesmente não funcionam comigo. O que realmente funciona para mim é ser chamado pelo meu chefe para participar de uma reunião com um fornecedor que eu não conheço. O que realmente funciona para mim é ser convocado pelo meu chefe para participar da execução de algum projeto que será relevante para todos nós", de alguém que poderia ser você, certo?

Pessoas precisam de pessoas. Pessoas fazem negócios com pessoas.

Se você tem algum problema, na vida ou no trabalho, seja qual for a dificuldade, o melhor lugar para encontrar a melhor solução para você chama-se NOUTRA pessoa. Ontem, Hoje, Sempre.

É claro que os humanóides vão dizer a você que o melhor lugar para procurar a solução dos seus problemas é dentro de você mesmo. Mas infelizmente, é muito mais fácil dizer isso do que fazer. Vamos encarar a realidade: 90% da população brasileira não tem a mínima idéia do propósito de suas vidas. A semana é um vazio entre os finais de semana, um buraco negro até que a sexta a noite chegue e a festa no apê comece. Mas isso não acontece porque existe má vontade ou preguiça, isso acontece porque falta uma VOZ HUMANA para dar direção, um PULSO HUMANO para dar o empurrão.

É claro que a auto-motivação, a auto-estima e o amor-próprio depende de cada um de nós, é claro que todo mundo tem que vir motivado de casa, mas a VOZ humana de outra pessoa pode ACELERAR esse processo infinitas vezes. A propaganda na televisão jamais irá recomendar um livro relevante, o líder tem a responsabilidade de fazer isso; a auto-motivação jamais irá revelar os objetivos da empresa, o líder tem a responsabilidade de fazer isso.

Se o Paretto aplicasse a sua famosa regra, muito provavelmente ele diria que 20% dos funcionários que trabalham na sua empresa são talentosos, 80% não; 20% bate metas, 80% não.

Se esses são os números - muito provavelmente são mesmo - o que você vai fazer com as pessoas que não são talentosas e com as pessoas que estão abaixo dos índices de performance?

Você vai liderá-las!!! Até a Terra Prometida ou seja lá onde for!

Essa semana eu recebi um e-mail de um presidente de uma pequena empresa de 50 funcionários me perguntando o que ele deveria fazer com relação a um dos seus funcionários que vende DVDs Piratas livremente dentro da empresa no horário comercial. Ele estava em dúvida se deveria proibir o rapaz de vender DVDs piratas na empresa ou deixar a coisa correr solta. Ele estava com receio de parecer "piegas" e "do contra". Detalhe: os valores da empresa são: Honestidade, Responsabilidade e Integridade.

Eu disse a ele, "Meu amigo, você é o Presidente dessa empresa ou não é? Como pode você permitir que alguém faça algo que você desaprova DENTRO DA SUA CASA? O que está em jogo aqui é a integridade DA SUA CASA! Você permitiria a alguém riscar as paredes da sua casa?! O seu escritório é A SUA CASA! Toma vergonha na sua cara! Pegue as rédeas da empresa, na sua CASA ninguém bagunça, acabou a baderna, leve a turma para a Terra Prometida!!!".

Depois da minha gritaria inicial, eu pedi a ele que fizesse uma reflexão: "Não culpe o funcionário. Ele tem energia, ele tem inciativa, ele tem empreendedorismo. Se o rapaz tem TEMPO para fazer algo que não é relacionado ao seu trabalho, é porque falta a ele uma VOZ HUMANA para dar direção. Se ele tem TEMPO para fabricar DVDs Piratas é porque o líder não tem tempo para conversar com o rapaz sobre as suas metas, objetivos e responsabilidades. ENCARE A REALIDADE: a auto-motivação não vai aparecer, você precisa discutir AGORA os problemas de performance, descobrir as causas, identificar obstáculos que vão além do controle do funcionário, procurar juntos maneiras de melhorar as coisas, definir juntos uma agenda para voltar a conversar sobre a evolução das coisas.

Se Deus Quiser o funcionário vai melhorar? Deus tem mais o quê fazer! Na África onde farinha é comida de rei, no outro lado da galáxia onde ainda não tem Vida, no outro lado do planeta onde ainda se mata por um pedaço de pão.

Seja Humano. Livre-se da pirataria. Você pode curar.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
Caçador de Piratas
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Há tempos o "Indique a um Amigo" do QUEBRA TUDO estava capenga. Agora está legal. Se você gosta dos textos do QUEBRA TUDO, Clique aqui para indicá-lo para TODOS os seus amigos. Se você não gosta, indique aos inimigos. Bem ou Mal, fale de mim. Eu nasci para tirar você da zona do conforto!



EU SOU FÃ DO SER HUMANO! E Você?




ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.