NR-13 - Segurança dos operadores e operação contínua

A NR-13 é uma norma regulamentada pelo governo brasileiro para determinar alguns requisitos de segurança para vasos de pressão e caldeiras

A norma regulamentadora 13 é conhecida entre as pessoas que estão no meio industrial, pois, trata-se de uma norma que objetiva a segurança operacional de vasos de pressão, caldeiras e outros equipamentos.

Como toda norma, ela terá suas revisões e suas interpretações, mas, o que todos responsáveis por equipamentos devem ter em mente é que, apesar do trabalho que há em seguir todos os requisitos, ela traz a segurança para o colaborador que trabalha do lado do equipamento, e que passa por riscos, quando há negligência para com ela.

Além de proporcionar a segurança para todos que trabalham em torno do equipamento, ela ainda proporciona uma operação contínua, ou seja, diminui as chances de parada se bem empregada, junto com o código de projeto aplicada, que no Brasil é normalmente usado o ASME.

Essa operação contínua é dificilmente quantificada, já que quando se fala em manutenção, os custos aperecem e a economia que traz por ter uma campanha contínua é omitida. Para as indústrias pode ser facilmente calculada, estimando o projuízo por horas ou dias da fábrica parada por um eventual colapso.

Portanto, escrito de forma abrangente, há benefícios para os trabalhadores e para a empresa, quando a NR-13 é bem aplicada, e toda a inspeção, adequação e manutenção são feitas.

Qualquer dúvida pode entrar em contato, pelo e-mail ou pelo nosso site.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento