Novos modelos da Administração

Empresas aderem aos novos modelos de gestão

No final dos anos 60, iniciou-se novos modelos de administrar o negócio como um todo, nessa época as empresas mantinham o foco na produção em massa e da eficiência. Multinacionais e empresas nacionais tinham como base o gerenciamento segundo os padrões e práticas da era Taylor e Fayol.

Com a mudança de pensamento para a “Era da Qualidade”, tais práticas e padrões começaram a desenvolver mudanças fundamentadas para um novo desenvolvimento na gestão da empresa, isso proporcionando resultados positivos até os dias de hoje.

Novas formas e filosofias foram adotadas e então começam a ser desenvolvidas no dia a dia das empresas, proporcionando grandes resultados, novas práticas e conjunto de pensamentos.

Com todo esse cenário podemos destacar três grandes pensamentos e modelos para ser seguidos na nova administração.

  1. Gestão Japonesa:

Depois da segunda guerra mundial as empresas começaram a se destacarem junto com a recuperação do país, com novas aplicações na gestão, conjunto de técnicas e práticas diferenciadas, passam a ser desenvolvidas por aquelas empresas. Com isso foi gerado técnicas de redução dos custos fixos, a importante chamada “Just-in-time”, a filosofia Kaizen, produção com base nos pedidos, trabalho em equipe e a qualidade total. Então, começamos um novo modelo de gestão, pois a gestão japonesa tornou-se uma grande realidade no que diz respeito ao baixo custo e a qualidade do produto/serviço.

  1. Gestão Participativa:

Em decorrência do sucesso da nova “gestão japonesa” as empresas começaram a adotar o sistema japonês, as quais foram necessárias à adaptação ao novo sistema e a introdução de novas gestões. Diante disso as empresas começam a criar novos direcionamentos de gestão, criando estímulos de participação de seus funcionários, através de comissões de fábrica, células de produção, times de qualidade, melhoria contínua e várias outras formas buscando a auto motivação dos empregados.

  1. Gestão Holística:

A gestão holística é basicamente o direcionamento da visão da empresa como um todo, ou seja, as pessoas que trabalham na empresa, independentemente de sua função/cargo, se obtêm uma visão como um todo, seja no contexto interno ou externo. Com isso criamos práticas centralizadas em equipes de produção com o intuito de crescer conforme a missão da empresa, gerando resultados importantíssimos vinculados a gestão. Enfim, será o modelo que encontrará a compatibilização entre os interesses pessoais e corporativos, integrados onde a empresa está inserida.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento