Nosso amigo Pareto – como fixar prioridades

Pareto foi um economista italiano que, no início do século XX, criou uma fórmula matemática para a desigualdade da distribuição de renda na Europa, que em resumo definia que 20% da população possuía, na ocasião, 80% das riquezas. Apesar da ligeira fuga do sentido original da idéia de Pareto, a regra conhecida como Princípio de Pareto talvez não seja de todo desconhecida do leitor, mas a boa nova é que pode ser aplicada como uma forma prática de gerenciamento. Todo bom administrador de materiais sabe que 20% dos itens de um armazém representam 80% do investimento contido nele. Traduzido para o mundo da administração de empresas, poder-se-ia dizer que 80% de suas preocupações advêm de apenas 20% de seus problemas. Portanto, em tese, concentrar-se nos 20% dos problemas é uma forma de gerenciamento eficaz e economia de tempo. Este conceito 20-80 pode ser extrapolado para vários aspectos de nossa vida profissional e pessoal. Falando da aplicação profissional, se fizermos um resumo das tarefas do dia a dia, facilmente se chega à conclusão (surpreendente, para alguns) de que 80% das atividades diárias são resolvidas em apenas 20% do tempo. O foco do gerenciamento do tempo poderia ser as 20% das atividades restantes contudo, foque sabiamente, pois fatalmente elas representarão 80% de seu resultado pessoal. Pode ser que você tenha que reduzir as tarefas contidas nos 80% das atividades diárias, de forma a liberar, mesmo que de forma discreta, algum tempo para se dedicar nos 20% das tarefas que realmente importam. Trazendo para a área comercial, não esqueça que 20% dos clientes trarão 80% do resultado de vendas de sua empresa. Portanto, numa pesquisa de marketing, nunca subestime o que esta parcela de 20% está dizendo. Visite sistematicamente esses 20% dos clientes. Leve em consideração esta prática mesmo se você for o gerente ou diretor de vendas da empresa. Analise a distribuição de vendas por área geográfica. Descubra onde estão os 20% de áreas mais rentáveis. Monitore quais são os 20% da linha de produto que trazem os 80% das vendas, e esteja atento a qualquer mudança no mix de produtos destes 20% - com certeza a mudança dará pistas sobre uma nova tendência de mercado, que poderá ser estudada e aproveitada para o desenvolvimento de novos produtos. Produtos que deverão ser apresentados em primeira mão aos seus 20% de clientes de máxima importância. Resumindo, a regra de ouro, que serve como lembrete diário: 20% é vital, 80% é trivial.
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