No banco da praça... Como ser extraordinário na entrevista de emprego

Um artigo que norteará como ser extraordinário na entrevista de emprego e como alcançar a vaga que tanto desejas

Sentado em seu grande e elegante escritório, após algumas reuniões importantes durante o dia, em um momento de descanso, Marcos olhou para a foto sobre a mesa, onde havia um homem garboso com olhar inteligente abraçado a um jovem cheio de esperanças no futuro... lembrou-se com carinho e saudosismo daquela época em que iniciara seus primeiros passos como jovem trabalhador.

Lembrou-se dos sentimentos que teve ao caminhar para sua primeira entrevista de emprego: frio na barriga, mãos trêmulas, a incerteza do que iria acontecer, ansiedade e expectativa. O coração sentiu-se triste ao lembrar-se de como saíra frustrado por não ter sido admitido e de como se sentiu amargurado ao ter que chegar em casa e dizer à sua mãe doente que não obtivera sucesso. Sentado em um banco de praça veio ao seu encontro um senhor de traços serenos e de porte elegante. Este sentou-se ao seu lado e após algumas palavras e de conhecer a decepcionante história de seu interlocutor, lhes deu os seguintes conselhos:

_ Primeiro meu rapaz, antes de enviar qualquer currículo, você tem que conhecer a empresa na qual deseja trabalhar, estudar sua missão, visão e descobrir como você realmente pode contribuir para o crescimento dessa empresa. Depois de saber todas as suas expertises e perceber quais são as maneiras de que você irá colaborar, vá para a entrevista seguro de si e com a escuta ativa, ou seja, preste atenção no que o entrevistador está te questionando e o responda com sabedoria, mostre a ele como você poderá cooperar positivamente para o sucesso de toda a equipe, que seu objetivo é agregar valor e mostre que realmente está disposto a trabalhar com alto performance.

_ Demonstre que você é digno de confiança e que dedicar-se-á dia após dia com mais ênfase. Evite gírias, vista-se desde a sua entrevista e por todo o período de contratação de forma decente. Lembre-se que atualmente tudo o que você coloca nas redes sociais poderá servir de pré-requisito para sua contratação...ou demissão, portanto seja comedido no que você posta, comenta ou curte.

Ao dar todos esses conselhos, o senhor deixou um cartão e disse para Marcos ir até essa empresa, pois sabia que lá haveria uma entrevista de emprego. Ele compareceu munido de tudo o que havia aprendido, não só foi contratado como galgou seu espaço dentro da empresa tornando-se sócio da mesma. Diante de tanto comprometimento, ele assume a empresa após o seu sócio se aposentar... aquele mesmo homem da foto e que estivera dando-lhes conselhos no banco da praça!

Trilhe seu caminho com sabedoria, honestidade e resiliência e o sucesso estará em suas mãos!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento