Nem só dinheiro mantém sua equipe
Nem só dinheiro mantém sua equipe

Nem só dinheiro mantém sua equipe

Muitos são os aspectos que são levados em conta por um colaborador antes de deixar uma empresa. Não é somente o salário que o manterá na empresa. Um bom salário pode ser motivação para alguns meses e nada mais

Ao pensarmos em equipe, não podemos considerar que será feito um bom trabalho somente pelo valor que é pago a cada integrante. Salários altos podem manter integrantes motivados por um bom período, porém chegará o momento que não será mais um aspecto determinante.

Além de um salário aceitável, um líder deve estar comprometido no bem estar de seu time, sem esquecer também de seus clientes. É fundamental encontrar o equilíbrio entre o bem estar da sua equipe e dos clientes. Atender somente um lado fará com que seu tempo de liderança seja interrompido em algum momento.

Para conseguir uma equipe comprometida e com alto desempenho é necessário se atentar aos seguintes pontos:

- Ambiente de trabalho: é fundamental ao líder trabalhar para que sejam resolvidos todos os conflitos do time e conseguir recursos para que o trabalho seja efetuado da maneira mais confortável possível, entre outros.

- Feedback: dificilmente você encontrará pessoas que não se importam em ficar sem feedback. É fundamental que o líder faça reuniões periódicas individuais com cada integrante da equipe, focando os pontos fortes e fracos, mostrando onde pode melhorar e dando dicas de como fazer isso. Assim, toda a equipe saberá o que deve ser feito para melhorar, sem ter que ficar adivinhando o que o líder procura.

- Destaque ao bom trabalho: criar rotinas de destaques para aqueles integrantes que estão fazendo um ótimo trabalho, oferecendo premiações (não necessariamente dinheiro) e passando desafios. Isso deve ser feitos em pequenos períodos, diários, semanais ou mensais. Dessa forma a equipe enxergará que o líder está sabendo o que acontece e sabe reconhecer aquele que merece.

- Crie indicadores: não avalie sua equipe por feeling, tenha números em mãos e mostre para a eles o que é esperado e explique a importância de cada indicador criado. Assim, o líder não corre o risco de ser injusto ou de ocorrer o favoritismo e ainda possuirá os dados para tomadas de decisão.

O líder que levar em conta os 4 aspectos citados acima, com certeza aumentará as chances de ter um time por muito tempo.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento