Negócio local, concorrência global

Além de obstáculos como a acentuada carga tributária, a elevada taxa de juros, a burocracia excessiva e a falta de conhecimento em gestão, pequenos negócios e microempreendedores individuais brasileiros tem enfrentado vários desafios para inovar e ganhar competitividade no mercado global

Foi-se o tempo em que Empreender bastava uma boa ideia e colocar em prática sem qualquer planejamento prévio, estudo do mercado ou se quer uma simples análise da concorrência. Em tempos de mercado sem fronteira dificilmente há espaço para "amadores". Além de obstáculos como a acentuada carga tributária, a elevada taxa de juros, a burocracia excessiva e a falta de conhecimento em gestão, pequenos negócios e microempreendedores individuais brasileiros tem enfrentado vários desafios para inovar e ganhar competitividade no mercado global. A concorrência dos importados, por exemplo, ameaça a competitividade das empresas brasileiras, que deve ser enfrentada com ações e produtos inovadores, cujos reflexos serão percebidos com mais evidência quando passamos a ter mais apoio e incentivos de políticas voltada para ampliação da educação empreendedora.

Segundo o prof. Jose Carlos Silva o mercado funciona como um bolo de aniversário na qual você é um dos participantes e como menos convidado comparecer sua fatia será maior. Com o passar tempo mais e mais pessoas vão chegando e e sua fatia será cada vez menor e qual sua alternativa se não começar a frequentar os "aniversários" e também comer de outros bolos?. Portanto, assim como vários negócios estão invadindo seu espaço não há outra opção a não ser entrar no espaço do outro caso queira permanecer competindo. E como fazer isto? Há várias alternativas, seja através do estudo de viabilidade de abertura de filial física ou migrar para o ambiente virtual, seja passar a comercializar novos produtos e serviços ou investir na ampliação de publicidade para alcance maior de sua marca e a assim atrair novos consumidores que ainda não conhece seu negócio.

Uma coisa é certa, o sucesso e permanência não vem por acaso. Esta é uma máxima do mundo negócios que deve ser levada a sério pelos empreendedores. O fato é que a combinação entre boas ideias, muito trabalho, gestão do negócio e inovação pode ajudar a encurtar o caminho rumo ao topo.

Publicado originalmente no blog e-consumidores

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento