NATAL - CINCO LETRAS QUE VENDEM!

NATAL 05 LETRAS QUE VENDEM! Está chegando o mês de dezembro, e o comércio varejista, que espera ansiosamente por ele, já deve estar preparado há muito tempo para atrair clientes que, por mais que queiram, não resistem e se rendem aos apelos do papai-noel. Não tem quem resista aos embalos melódicos das músicas natalinas, pela tradição de se trocar presentes e as deliciosas ceias e confraternizações que reúnem chefes, funcionários, colegas e famílias, até que se inicie o novo ano. É chegado o momento de usar e abusar da criatividade nas vendas, encantar ainda mais na hora do atendimento ao cliente e estreitar laços no relacionamento com os mesmos. Quem souber explorar as técnicas, promoções, beleza das vitrines, displays atrativos e estiver atento aos pequenos detalhes que fazem toda a diferença, tirará bom proveito do espírito natalino que mais cedo ou mais tarde tomará conta das pessoas e poderá incrementar as vendas. Um dos primeiros passos que o lojista deve dar é tornar o ambiente alegre e festivo, com música em tom ambiente (cuidado com a poluição sonora que nessa época cansa os clientes). Outro ponto importante é disponibilizar o maior número de pessoas possível, para conseguir atender ao aumento da demanda e trânsito na loja, principalmente com o horário especial que começará a vigorar. Treinar os funcionários para um bom atendimento, com informações precisas e atenção redobrada faz uma grande diferença, principalmente nessa época do ano. É tempo também de facilitar as condições de pagamento, negociando as melhores opções, e caprichar nas embalagens que podem mudar o aspecto do item comprado, por mais simples e barato que seja. O hábito de dar um presente sempre foi cultivado, desde a nossa infância e, mesmo com tantas notícias pessimistas como os aumentos exorbitantes e inflação nas nuvens, a tradição ainda continua em alta. É chegada a hora de aproveitar a oportunidade e colocar em prática algumas dicas dadas pelos consultores da área de vendas: 1) Não deixe escapar a oportunidade para realizar bons negócios. Planeje bem as compras e os estoques, sem descuidar do fluxo de caixa da empresa. Atenção redobrada a tudo que estimula as vendas de Natal. 2) Todo o estoque de produtos para venda deve estar disponível na loja logo no início do mês. 3) A equipe da loja, incluindo os colaboradores antigos e os contratados temporariamente, deve estar treinada com relação aos novos produtos, e principalmente no tocante à necessidade de prestar um atendimento rápido e de qualidade. 4) A vitrine da loja para o Natal deve estar pronta e atrativa já no final do mês de novembro. 5) O estoque da loja deve ser arrumado, visando proporcionar agilidade no atendimento. 6) Toda a estrutura da loja (formas de pagamento, sistema de embrulho para presente e outros) deve ser preparada com a devida antecedência para permitir maior rapidez em todas as etapas da venda. 7) Deve ser realizada uma manutenção preventiva da loja (ar-condicionado, parte elétrica, sistema de iluminação, sistema telefônico), para que tudo esteja funcionado quando começar o movimento de vendas. Por último, um conselho meu: agradeça pela preferência, deseje um bom natal e feliz ano novo, com muita sinceridade, e não se esqueça que por mais lucrativo que tenha sido o negócio para sua empresa, os clientes serão seu melhor presente nessa época, pois existem milhares de lojas e produtos em todos os lugares, e a sua empresa foi eleita entre tantas. Saiba reconhecer e merecer a preferência! Bom Natal e boas vendas! Zarinha (Maria do Rosário Martins da Silva) Mestre em Marketing, Professora dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais UnilesteMG e FIC/DOCTUM (Caratinga). Consultora Externa do SEBRAE-MG. - Contato: e-mail: zarinha@uai.com.br
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