Não se afogue no problema, foque na solução!

Em momentos de crise é muito comum para as pessoas se afogarem no problemas, quando o importante é focar na solução!

Em um período de crise, como o que estamos passando atualmente, o problema mais comum é o aumento de dívidas em função da dificuldade de pagamento causado pelo aumento de juros, desemprego, endividamento exacerbado, entre outros motivos.

Entretanto, a maioria das pessoas começam a se afogar nos problemas, enxergando apenas aquilo que está em atraso, tentando “tampar o sol com a peneira”, quando, entretanto, o mais importante é ter uma visão global utilizando-se de planejamento financeiro. Portanto, foque na solução para não se afogar no problema, mas como faço isso? É mais simples do que se imagina, tire um dia para ajustar o seu planejamento, pegue um papel e anote todas as suas dívidas e parcelas em atraso, além de anotar todas as suas fontes de recebimento e também de probabilidade de recebimento.

Faça então um planejamento de pagamento, separe um valor disponível para pagar suas dívidas, não considere que utilizará tudo o que ganha para saldar as dívidas, apenas uma parte confortável para que não passe mais necessidade do que o necessário, é importante se privar, mas é importante ter limites. Após o levantamento de dívidas, marque o que você tem mais facilidade de negociar e faça todas as ligações e visitas possíveis para buscar uma renegociação e/ou redução de juros, parcelando de acordo com a sua capacidade de pagamento. O fato de buscar essas negociações e pagamento de entradas, além da possibilidade de pagamento, trará para você uma tranquilidade mental e um relaxamento que trará a possibilidade de enxergar coisas além do problema, vislumbrando novas possibilidades de trabalho e de ganho extra para auxiliar no pagamento das parcelas, trazendo uma futura e breve tranquilidade financeira.

ExibirMinimizar
Digital