Não se acomode com um grande cliente

A dependência de um grande cliente é fatal principalmente em momentos de crise

Neste momento de crise, acaba potencializando a fragilidade de empresas de pequeno e médio porte, principalmente no setor de auto peças, que estão tendo que demitir um grande número de colaboradores e até fechando suas empresas.

Empresas que foram criadas para atender uma montadora, uma grande empresa de auto peças, a Petrobrás entre outros; cuja a dependência é enorme, muitas vezes chegando a 90 - 95% de seu faturamento para um único cliente.

Geralmente são empresas com parque industrial relativamente sucateado e contando com bons profissionais já com muita experiência prática que "tiram leite de pedra" para atender a demanda com a qualidade e preço exigidos.

Mas este cenário não se restringe a este mercado. São vários exemplos de "parceria" que começaram muitas vezes através de um relacionamento, ex-colaboradores que exergaram uma oportunidade entre outras situações. Até aí tudo bem....o problema é que não se faz um planejamento para buscar novos clientes e muitas vezes por pressão do próprio "parceiro", acabam tendo receio de perder o contrato e se acomodam nesta situação.

Estes empresários precisam buscar alternativas para mudar este cenário, pois não se iludam, uma hora "a casa cai" e o seu parceiro não terá o menor ressentimento em cancelar contratos e mudar de fornecedor simplesmente por uma razão: é assim que funciona o mundo dos negócios.

Desejo muita paz e prosperidade!

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento