Não minta pra mim!

Sete comportamos que ajudarão você a saber se na sua negociação o interlocutor está mentindo pra você.

Acredito que sempre precisamos e podemos melhorar nossa comunicação.
Daí ser importante dar um upgrade na nossa habilidade de comunicação

Essa habilidade é importante para todas as pessoas e mais ainda se você for empreendedor ou empreendedora, pois vai precisar dessa sua habilidade para ter sucesso no seu métier.

Assim quanto mais habilidoso na aplicação das técnicas disponíveis de comunicação, mais persuasivo você será nos seus relacionamentos e consequentemente atingirá os seus objetivos visados.

Mesmo entendendo essa habilidade como de vital importância, acho que vale a pena avaliar a resposta da seguinte pergunta:

Será que você está investindo realmente energia, tempo, estudos suficientes nesses aprendizados superimportantes?

Ser uma pessoa boa comunicadora não se restringe em apenas no uso da voz. É muito mais do que isso.

Exige estudar não apenas a língua portuguesa nos seus aspectos gramaticas, ampliar o vocabulário, reduzi os vícios de linguagem, etc.

É necessário desenvolver outros conhecimentos, especialmente a Linguagem Corporal.

Essa orientação está baseada em estudos feitos pelo Dr. Albert Mehabian, que é professor de Psicologia da Universidade da Califórnia, Na sua pesquisa feita na década de 50, mostrou que quando a gente se comunica:

7% do impacto é transmitido pela fala.

38% refere-se ao nosso tom de voz

55% Tem a ver com linguagem corporal, como gestos, expressões faciais e movimentação corporal.

Obviamente a gente conversando acaba se entendendo. Mas quando a comunicação é do tipo profissional, vender uma ideia, apresentar uma proposta de projeto, apenas falando não é a melhor alternativa como mostram as porcentagens da pesquisa.

Mais importante do que falamos é a forma como falamos e o corpo faz parte dessa estratégia.

A frase de que o corpo fala não é recente. Já há muitos anos o casal Allan e Barbara Pease, escreve livros editados em mais de 30 idiomas, sobre o relacionamento humano e Linguagem Corporal.

Mesmo assim, esse tema, ainda se mantêm desconhecido para muitas pessoas e isso prejudica o relacionamento persuasivo que se busca numa negociação.

Tratar o tema Linguagem corporal é um tema muito vasto, estudado pela PNL - Programação Neurolinguística, e por isso, vamos focar de forma prática num dos aspectos dessa forma de comunicação e para que você ao terminar de ler esse artigo já possa tiver proveito das informações que do que iremos expor.

Nossa ideia não será mostrar como você vai exteriorizar a sua Linguagem Corporal “falada” para o seu interlocutor ou mesmo como melhorar o seu desempenho em termos de comunicação.

Iremos comentar como você irá “ler” as informações recebidas e tomar cuidado com 7 sinais que indicam que estão mentindo pra você. Esse conhecimento o ajudará ser melhor sucedido nas suas negociações.

A segurança de estar num diálogo sincero é importante, pois deixa você mais autoconfiante em sequenciar seu diálogo. Mesmo assim, de forma alguma o que vamos mostrar vai esgotar o assunto, mas será suficiente para dar novo start nos seus negócios.

SINAIS QUE REFLETEM MENTIRA

01 - QUERER OUVIR NOVAMENTE O QUE FOI DITO

O Cliente diz que está gostando dos seus produtos e que teria interesse e condições de adquirir e, fingindo que não ouviu bem suas condições da forma de pagamento, pede pra você repetir.

É uma maneira de ganhar tempo para elaborar uma resposta mentirosas mais elaborada, para dispensar você.

Ele pode estar agregando informações para comprar de outro fornecedor.

Pois se ele estiver realmente interessado ele estará entendo muito bem o que você está propondo ou explicando.

Ele fazendo você ficar repetindo sua fala, dessa forma ele procura mostrar que você tem dificuldades em explicar aspectos sobre o produto e que ele parece de difícil uso e aplicação. E se mostra mais interessado em achar problemas no produto do que ver as suas vantagens.

Assim, vai inventar uma mentira e despachar você.

02 - MOSTRA SORRISO FALSO

Você, digamos, está em negociação de um empréstimo com o banco, o gerente, escuta atenciosamente o seu pedido, olha pra você e diz que irá conseguir a liberação daqui uns dias.

Reafirma que a compra do seguro que ele lhe vendeu (e que você nem precisava), vai sacramentar seu empréstimo.

E finaliza sua “afirmação”, com um sorriso falso.

Quando você volta ao banco nos próximos dias, o gerente diz que caso está sendo estudado e tão logo tiver uma informação você será avisado e, lhe dá mais um sorriso falso esperando sua compreensão.

Para ficar mais claro algumas diferenças entre esses tipos de sorrisos:

SORRISO
VERDADEIRO FALSO

-Faz pé de galinha. Não faz pé de galinha.

-Mostra todos dentes. Mostra basicamente os dentes de cima.

-O sorriso é simétrico. O sorriso é assimétrico;

03 - PASSAR A MÃO ATRÁS DO PESCOÇO

Vamos dizer que você encontrou um amigo de infância numa festa, e conversando ficou sabendo que ele trabalha numa empresa que teria potencial de adquirir seus produtos.

Com jeitinho, você pergunta se ele poderia te ajudar, apresentando o gerente de compras com o qual tem um bom relacionamento.

Ao receber seu pedido, ele passa a mão atrás do pescoço, olhando um pouco para direita e diz que vai atender o seu pedido. Como se diz, milagres acontecem, mas sua chance vai ser bem pequena de ser atendido.

04 - GESTO ATRASADO COM A AFIRMAÇÃO VERBAL

Você como empreendedor decidiu que deveria ter um site mais bem elaborado, mas no momento está difícil de conseguir em função da sua situação financeira.

Você almoçando no Shopping, na fila do almoço encontrou um amigo que faz consultoria exatamente nessa área. Você pensa: esse é meu dia de sorte!
O almoço transcorre cordialmente e você, dentro do contexto, explica sua necessidade de um novo site e da dificuldade financeira.

Você pergunta se ele faria o site pra você ele e ele responde:

-Lógico como não, posso fazer pra você e depois de alguns segundos ele bate a palma da mão na mesa como confirmando sua decisão como positiva.

Mas na realidade, não houve sincronia com linguagem verbal com a corporal, o que indica uma alta probabilidade de mentira.

Ou outro exemplo com reação semelhante, em outra situação poderia a pessoa dizer:

-Você tem que acreditar em mim” e segundos depois dá um soco na mesa, de forma impactar você na credibilidade dele. Mas está mentindo.

05 - TERMOS DE REFORÇAM UMA FALA MENTIROSA

Para ser sincero . . .

Sinceramente . . .

Para ser franco . . .

Honestamente . . .

Para falar a verdade . . .

Por que eu mentiria pra você...

Me educaram para nunca mentir . . .

Poderia me repetir a pergunta?

06 - EVITANDO OLHAR NOS NOSSOS OLHOS QUANDO FAZ AFIRMAÇÃO

Esse caso pode-se dizer que é bem conhecido. Ocorre especialmente com crianças quando tentando se livrar de algo que fez errado, tira os olhos da mãe, olha pra baixo e diz; Não fui eu.

Um namorado num momento de grande tensão, sentindo-se rejeitado, solicita pra sua namorada: Olhe bem nos meus olhos e diga que você não me ama!

É difícil mentir com olho no olho.

Vamos assumir que a namorada tem outras razões para acabar o namoro mas ama o namorado. E assim, ela tem de medo de olhar pois que seus olhos irão revelar sua mentira, que é de não estar mais amando o namorado.

Acredito que você, empreendedor e empreendedora podem ajustar esse lado amoroso adequadamente nos seus relacionamentos comerciais.

07 - QUANDO OLHANDO PARA CIMA E PARA A DIREITA

Vamos assumir que você esteja negociando a entrega de uma mercadoria e tenha muita urgência e insiste numa resposta positiva para lhe dar segurança e ele diz:

-Não teremos problemas para fornecer nas quantidades, Prazos e preços dessa matéria-prima. Fique tranquilo.

Você não deveria ficar tranquilo com a posição do fornecedor, mas existe uma grande probabilidade dele estar mentindo.

A razão é a seguinte: Enquanto o fornecedor vai falando ele olha pra cima e para a direita. Esse sinal está relacionado com uma afirmação não real. No caso, uma mentira.

Uma pessoa também levantaria a cabeça e dirigiria os olhos para a direita se ela fosse imaginar algo não vivido. Esse movimento ocorreria se você pedisse para alguém imaginar um grande cachorro verde.

UM RESUMO DOS TIPOS DE OLHARES

1-Olhar pra cima à esquerda é lembrança de uma imagem de algo aconteceu, uma verdade.

2-Olhar pra cima à direita é a construção de uma imagem inventada, uma mentira.

3-Olhar horizontalmente à esquerda é lembrança auditiva, de um som que foi ouvido.

4-Olhar horizontalmente à direita é criando um som, imaginando como seria,

5-Olhar para baixo à esquerda é acessando emoções.

6-Olhar pra baixo a direita, é uma conversa interna.

Para ficar mais claro, vou dar exemplo dos dois últimos olhares:

Olhar 5

Você pergunta ao vendedor se esse bolo, que ele está propondo para te vender é realmente delicioso e ele faz esse tipo de olhar.

Ele está lembrando do sabor delicioso que bolo quando ele comeu e diz: Cara, é muito gostoso. Seus clientes vão adorar.

Olhar 6:

Você pede um desconto especial para o vendedor e ele faz esse tipo de olhar.

Ele está dizendo a ele mesmo:

-Vamos ver se eu consigo esse desconto com o meu gerente e assim fecho essa venda.

Estude bem o que comentamos, Isso ajudará você a ter mais segurança
nas suas negociações.

$uce$$o!

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    Elazier Barbosa

    Elazier Barbosa

    A maior parte da minha vida profissional está relacionada com atividades de consultoria e treinamento. Essa experiência foi desenvolvida em empresas nacionais, internacionais, privadas e pública. Sempre procurei dar o seu melhor. Fiz curso de Economia da PUC-Campinas e Pós-Graduação na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e dezenas de cursos presenciais e online. Criei uma empresa de treinamento, Sys Information Treinamento, Palestra e Consultoria. Aprendi de forma autodidata como usar Planilhas Excel, Power Point, Programas de Edição de Vídeo para poder criar cursos online e vídeos, de forma transmitir meus conhecimentos e experiências que tive ao longo da minha vida profissional. Assim como diversos cursos ao vivo e online sobre Marketing Digital. Fui convidado para Gerenciar um Fórum de Excel, filial da Emory University dos Estados Unidos e tendo recebido um prêmio pelos resultados do meu trabalho. Ministrei com dois Colegas, curso de Extensão Universitário em O&M na Fundação Armando Álvares Penteado Lancei dois cursos online, “Resiliência Top” e “Comunicação para Profissionais”. Estou no momento escrevendo um curso de Power Point especifico para Palestrantes. Normalmente escrevo artigos para o LinkedIn, tendo publicado mais de 100. Atuo de forma ativa no LinkedIn, fazendo comentários substanciosos de postagens de Colegas, em inglês, Português e eventualmente em Espanhol. Leio diariamente os artigos de diversas universidade americanas, sobre Resiliência, Neurocîência, Técnicas de Palestras, Psicologia Comportamental, Desenvolvimento Humano etc.
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