Café com ADM
#

Não basta começar

Começou! Quer você queira ou não, o ano já começou. Se você já começou no ano, isso é outra história. Mais um contador regressivo disparado. Se você se propôs a fazer algo este ano, e ainda não começou, lá se foram cinco dias.

Começou! Quer você queira ou não, o ano já começou. Se você já começou no ano, isso é outra história. Mais um contador regressivo disparado. Se você se propôs a fazer algo este ano, e ainda não começou, lá se foram cinco dias. Irrecuperáveis. Passou! Mesmo que não queiramos nos render ao fato, existe sim uma corrida contra o tempo. Quer queiramos ou não, existe sim um fim; do dia, do mês, do ano, da vida. A contagem é sim regressiva. O máximo que podemos fazer é tentar postergar a data final, através das nossas escolhas diárias. Mas ela existe. Nascemos já fadados ao fim. E o cronômetro principal foi disparado quando do nosso nascimento. Existem várias outras contagens parciais, mas todas debaixo deste grande contador do tempo que insiste em nos avisar que caminhamos para um fim. O tempo é limitado. Portanto, temos que começar. E pelo visto, quanto antes começar melhor. O quê? Não sei, não me interessa. Para você sim, é lógico. Por isso cuidado com o que vai começar.

Mas COMECE! É importante, é crucial. Se acostume a começar. Porque a vida é um eterno terminar e começar. Se você se propôs algo este ano, comece. Mesmo que seja algo que somente pode ser executado no próximo mês, trimestre ou semestre, você pode começar a planejar agora, ou até mesmo se acostumar, desde já, com os novos hábitos. Enfim, dá para começar algo. Se imponha uma data, um horário, um local. Mas cuidado! Não basta começar. Tem que começar bem. Diz o ditado que pau que nasce torto, nunca se endireita; se for queimado, até a cinza é torta. Lógico que não podemos acreditar em tudo isso sem questionar. Principalmente adágios. Se esse fosse uma verdade absoluta, não poderíamos acreditar na mudança, na transformação. Mas também não posso negar que as coisas que são mal iniciadas têm uma grande probabilidade de continuarem erradas.


Pergunte isso a um médico que começou a fazer uma incisão em um paciente, mas em um local errado. Pergunte isso a um construtor que começou a edificar um prédio mal projetado. Pergunte isso a um advogado que começou a defender uma causa na qual desconhece todos os elementos e fatos relativos ao réu, ou à vítima. Pergunte isso a um vendedor que começou a apresentar um produto para um cliente, sem saber ao certo quais as suas necessidades. O evangelista Lucas registra um ensinamento de Jesus sobre este tema, no capítulo 14, versos 28 a 30. Ele diz assim: "Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar."

Enfim, tem que começar certo, tem que começar bem. O avião só entra em estágio de piloto automático porque o começo do vôo foi perfeito, sem avarias ou baixas. E também não menospreze outro fato inconteste. O começo é muito difícil. É sair da inércia, sair do V0, deslocar a massa para ganhar impulso. Isso exige muita energia, muita atenção, concentração e determinação. Comece a malhar mal, exageradamente. Comece cedo demais, desrespeitando o horário de dormir no dia anterior. A preguiça misturado com o cansaço batem, o sacrifício é enorme. No dia seguinte, os músculos doem. A vontade de desistir é grande. Mas comece devagar, numa crescente, e você verá que será mais fácil continuar.

Vai caminhar? Caminhe pouco, dê tempo à adaptação. Vai fazer uma apresentação ao público? Comece certo. Não postergue, use o tempo a seu favor. A apresentação show de bola começa muito antes de você subir ao palco. Por isso, comece-a logo, ensaie, ajuste, faça apresentações prévias, para grupos menores, e ganhe confiança. Vai começar um relacionamento? Dê espaço para a saudade, para a vontade de ver de novo. Não sature. Comece sem grandes euforias. Construa o seu próprio relacionamento, não importe modelos, não compre feito. Comece certo. As chances de continuar bem são enormes. Até porque de nada adianta começar se não for com o propósito de continuar. E se existe uma coisa altamente estimulante, essa é um bom começo. As grandes conquistas são construídas de pequenas vitórias, uma após a outra. Por isso, comece! E comece bem!

O que você ficou de começar esse ano, e ainda não começou? Pois, já que vou terminar aqui, que tal começar agora?

Compromisso de hoje: Vou começar, hoje mesmo, ou no máximo amanhã. E vou começar bem.

Abraços, bênçãos e SUCESSO!



ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.