Na crise ou não, trabalhe os prazos

Diante da atual situação do mercado muitas empresas começam mexer nos seus prazos de pagamento. Alongam os prazos, concedem descontos maiores que o comum, tudo isso para segurar clientes...Pena que isso vai quebrar sua empresa

Diante de momentos de dificuldades muitos administradores adotam medidas de concessão de melhores condições para atrair clientes. Dão maiores prazos, concedem descontos maiores que o normal. O grande problema é que nunca se atentam aos impactos dessas mudanças no seu fluxo de caixa.

Em quase 100% dos casos, as empresas aumentam os prazos para os clientes e não negociam o aumento de prazo junto a fornecedores. Essa ação ocasiona descompasso entre os prazos de pagamento e recebimento, fazendo com que aumente a necessidade de capital de giro e exija financiamentos, seja capital vindo dos bancos ou dos sócios. Esse financiamento fará com que aumentem as despesas financeiras e reduza ainda mais o lucro.

A primeira coisa que todos devem entender é que, Lucro é importante, mas não é tudo! Empresas não quebram por dar prejuízo, mas por não conseguir gerar caixa suficiente para pagar suas dívidas. Assim, quanto antes receber as receitas de vendas, melhor.

Conceder prazos e descontos é um caminho sem volta, depois que condições melhores são dadas aos clientes, a próxima negociação será sempre pelo último preço/prazo. O melhor a se fazer é: aumentar o prazo de pagamento a fornecedores e reduzir seu prazo de recebimento, isso diminuirá sua necessidade de capital no curto prazo. Em outras palavras: receba antes e pague depois!

Invista no seu serviço de modo que os clientes entendam o valor do seu produto e não seja preciso conceder maiores prazos ou descontos. No início ocorrerá uma diminuição das vendas, mas o ganho com a redução das despesas financeiras será ainda maior.

Como conselho, lembre-se de dois ditados:

“Pague com parcelas a perder de vista! ” e “Confiamos em Deus, o resto paga à vista!”

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