Café com ADM
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Na continua busca pela performance

Nos dias de hoje encontramos uma infinidade de materiais sobre a gestão de negócios, basta ir a qualquer livraria seja aqui ou no exterior e procurar a sessão de "negócios" ... Alguns dos livros contêm material básico, muitos outros abordam técnicas para resolver os mais variados problemas, isso sem contar os inúmeros livros consistentes em "auto biografias" intituladas basicamente como " o segredo do meu sucesso". E sem dúvida novas técnicas na área de gestão devem fazer falta, pois existem de sobra compradores para todo esse material ... ou pelo menos é o que se observa ... Tudo isso tem uma finalidade ... a busca continua por melhores resultados ...Infelizmente não existe uma fórmula mágica "única" para que tal objetivo seja alcançado ... Especialmente porque o que se busca são resultados duradouros e não de "vida curta" e para que sejam alcançados com êxito é necessário atuar em um campo no qual a maioria das pessoas opõe resistência em mudar ... O comportamento ... "É ilusão acreditar que gerindo seus negócios da mesma maneira de sempre a performance irá melhorar de alguma forma milagrosa... conceito este que a cada projeto executado é mais perceptível ... O presente artigo não pretende encontrar mais uma "fórmula" milagrosa para resolver os problemas de administração, mas sim, com base em vários projetos realizados em diversas partes do globo, prover uma visão geral dos elementos e fatores necessários para conseguir a mudança de comportamento essencial para a obtenção dos resultados "de longa vida" pretendidos. Preliminarmente, se torna necessário conceituar um dos aspectos que normalmente causa maior confusão ... a diferença entre processo e
sistemas de gestão. Um processo pode ser definido (genericamente) como um conjunto de atividades com o objetivo de transformar uma série de "inputs ' em um produto final desejado. Tais "inputs ' podem ser classificados em quatro tipos designados como 4M (Máquina, Mão de Obra, Matéria Prima e Metodologia) Já o sistema de gestão pode ser definido como o conjunto de elementos interligados e utilizados para o gerenciamento do processo acima mencionados , geralmente classificados como previsão, planejamento , execução (ou controle) e relatório, cada qual com a sua periodicidade. Exemplos desses elementos são o orçamento anual, o planejamento mensal, o controle de despesas semanal e a folha de balanço. Definidos esses dois conceitos resta estão enunciar o terceiro , tão importante quanto os outros, mas muitas vezes esquecido e que diz respeito às

pessoas envolvidas . Nesse sentido deve-se atentar para o lado psicológico das pessoas participantes, as quais embora desejem a implementação de mudanças dentro de uma empresa, se mostram plenamente favoráveis à sua introdução, desde que não as atinjam, pois quando implicam em mudanças que lhes digam respeito, apresentam resistência . Isto significa que quanto maior for a zona de acomodação dos participantes com os atuais processos e sistemas, maior torna-se a barreira oposta à mudança. A grande maioria somente procura mudanças no momento em que os negócios se encontram em estado de alerta vermelho ...agindo de maneira reativa, quando muitas vezes jà é tarde demais ... quando o ideal é agir de maneira pro-ativa. Para isso não existe uma formula mágica ... trabalhar somente sobre um ou dois dos elementos não trará os benefícios, mas sim uma combinação de táticas e técnicas atuando sobre os três elementos básicos (Processo, sistema de gestão e as pessoas envolvidas), proporcionando a necessária mudança de comportamento que trará como conseqüência resultados duradouros. . Esse artigo inicial é o primeiro de uma série em que se pretende mostrar em detalhe cada um dos elementos apresentados bem como fornecer uma série de táticas e ferramentas capazes de efetivamente auxiliar no sucesso dessa árdua tarefa chamada "a melhora contínua". Giorgio Parodi Horsky Senior Analyst e Account Manager OSACI private equity & consulting Giorgio.Horsky@osaci.com
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