Mulheres na liderança - Como equilibrar vida e trabalho

Como colocar sua vida em equilíbrio, considerando duas prioridades e necessidades (família e trabalho) quase que inegociáveis? Uma estratégia em 4 passos pode te ajudar

Esquecer de si mesma desequilibra todas as outras dimensões da vida de uma mulher. Por mais que ela esteja focada em seus objetivos profissionais e familiares, desempenhar múltiplos e desafiantes papéis femininos é o que a leva a mulher ao desgaste, angústia e stress.

Desde que a mulher decidiu se dedicar ao crescimento de sua carreira, ela é atormentada pelo constante conflito entre focar no trabalho e ter mais tempo para os filhos.

Seu conflito começa ao traçar prioridades e seus objetivos devem estar de acordo com elas. E agora? O que é mais importante para uma mulher no mundo atual? Família ou trabalho? Lembrando que prioridade é aquilo que é mais importante na vida de uma pessoa.

Como colocar sua vida em equilíbrio, considerando duas prioridades e necessidades (família e trabalho) quase que inegociáveis?

Como evitar a síndrome da Super Mulher?

Segundo a Psicóloga Marjorie Hansen Shaevitz, as mulheres que sofrem da “Síndrome da Super Mulher”, apresentam as seguintes características:

  • Sentem-se responsáveis pelo bem estar e felicidade de todos à sua volta;
  • Não sabem dizer não e assumem mais compromissos do que podem dar conta;
  • Nunca têm tempo para si mesmas;
  • Tendem a resolver os problemas dos outros ao invés de deixar que as pessoas aprendam;
  • Têm mania de perfeição.
  • São competentes, mas nem sempre são autoconfiantes.

Pesquisas recentes sobre o comportamento feminino frente à família e à carreira, apontam que o equilíbrio na vida de uma mulher está em realizar-se nas duas esferas.

Aquela que vive apenas em uma delas, casa ou trabalho, tem mais stress do que a que divide seu tempo e pratica moderação em todas as coisas que faz.

A solução para equilibrar toda a sua vida, é criar eficazes estratégias:

1- Planejamento de prioridades e objetivos pessoais e profissionais

Considerando que você é uma só, portanto precisa eleger seus valores mais elevados que contribuirão para a realização de seus propósitos e consequentemente para a sua felicidade.

Ao definir suas prioridades você estará levando em conta o que é mais importante para você.

2 – Gestão do tempo

Tempo que se perde é vida que se vai. É preciso aprender a dizer “não” a tudo aquilo que não está na sua lista de importância e prioridades. “O que se leva da vida, é a vida que se leva”.

Portanto, crie sua lista de prioridades de alto impacto, médio impacto, baixo impacto, delegáveis e elimináveis, para alcançar a realização de seus sonhos, objetivos e felicidade.

3 – Controle do stress

Aprenda a delegar, a solicitar ajuda e a adiar, tudo que não for importante no momento. Defina um estilo de vida e inclua nele todas as suas paixões. Faça de sua felicidade o princípio organizador de sua vida.

4 – Criar um projeto de vida familiar

Isso significa ter objetivos, rotinas e atividades aceitos por todos os membros da família. O projeto de vida familiar gera apoio e participação da família. Além de fortalecer os laços familiares e contribuir para tornar os relacionamentos mais saudáveis.

Estar em equilíbrio com sua família e seu trabalho deve ser um dos seus mais importantes propósitos de vida para garantir a sua felicidade. Pense nisto!

ExibirMinimizar
aci baixe o app