Muito cacique para pouco índio

De que adianta uma organização ter mais cacique do que índio? Todos somos líderes?

Normalmente, nas tribos indígenas, há apenas um cacique para um enorme número de índios. A história do homem e seu desenvolvimento seguiu o mesmo preceito dos índios: um líder para um número enorme de seguidores. Entretanto, com o passar dos anos, a liberdade de expressão cresceu, algumas pessoas foram se destacando por sua liderança e se tornando caciques, agregando aos poucos seus índios. Martin Luther King, Mahatma Gandhi, Jesus Cristo e tantos outros surgiram como líderes arrastando multidões.

Com isso, a cultura de que todos devem ser líderes e de que é isso que as empresas buscam, levou a uma corrida pela liderança. De repente, todos devem desenvolver sua capacidade de liderar.

Isso leva a ocorrência de um fato dentro das organizações atuais, o qual pode vir a ser prejudicial: muitos caciques e poucos índios. Simplesmente, cada pessoa resolve assumir sua liderança e se posicionar, buscando seus seguidores. Dessa maneira, chega-se a um momento em que há muito mais líderes do que pessoas para executar e seguir.

Contudo, a liderança não é algo que surge de um dia para o outro, como muitos pensam. Ela pode ser algo próprio ou pode ser aprendida, mas independente de como ela veio, é importante que a pessoa possua algumas características para ser de fato um líder e não, simplesmente, um chefe. Essas caracaterísticas são: o carisma, a convicção do que fala, a segurança com o que prega e o que defende, a humildade, o conhecimento de si mesmo (pontos fortes e pontos fracos) e saber ouvir os demais. Essas são características que não estão presentes na cabeça das pessoas. Muitos, aliás, esquecem que talvez não possam ser de fato líderes, pois não possuem as virtudes necessárias. Esquecem que não é apenas de líderes que vive uma organização, é necessário ter os seguidores. É importante assumir que uma organização não precisa apenas de cacique e que talvez você não seja de fato um cacique, mas sim um índio, e pode vir a se destacar muito mais com essa mudança de atitude e de postura, assumindo, de fato, o papel que lhe cabe.

ExibirMinimizar
aci baixe o app