Mudanças organizacionais e comportamento humano

Processos de mudança e o comportamento humano. Qual a melhor forma de lidar com isso?

Mudar sempre, questionar paradigmas, agir de maneira diferente, transformar o dia-a-dia, buscar saídas inovadoras, expressões e práticas que tomaram conta das organizações fazendo com sua presença uma verdadeira revolução no cotidiano. Some-se a isso as incertezas do cenário atual e futuro, a insegurança dos períodos transitórios e a rapidez com que isto tudo deve ser processado para se obter vantagens competitivas, e aí teremos um dia-a-dia organizacional para poucos heróis e sobreviventes. Na verdade, e no fundo de toda esta discussão estão sempre estes “heróis” que devem ser os agentes das tais transformações.

Afinal, parece que se espera deles:

- Que se adaptem o mais rápido possível

- Que mudem de valores referenciais de ontem para hoje

- Que se comportem conforme as novas regras, não definitivas

- Que aumentem seu comprometimento e colaborem com aquilo que não inventaram

- Que se envolvam e dêem sugestões para aperfeiçoar com o que não concordam

- Que não manifestem resistência

- Que estejam preparados para a próxima novidade

- Que não tenham medo de perder o emprego, pois isto faz parte do jogo, afinal ninguém tem estabilidade

- Que se vinculem com algo transitório e não muito claro

- Que façam isso, de preferência, rapidamente

- Que tenham comportamentos iguais àqueles previstos nos “manuais práticos para transformar uma empresa”

Será razoável esperar isto das pessoas?

Às vezes surpreende como algumas empresas e administradores enfrentam estas questões complexas com tamanha simplicidade e inconseqüência.

Será produto de ignorância, ou de convicção que não são adotadas medidas que abriguem dentro dos processos de mudança as necessidades e expectativas das pessoas? Por outro lado, será que ainda se acredita de fato naqueles artigos, publicações, ou mesmo em algumas consultorias que vendem os “sete passos para a mudança eficaz?” Não é possível! A questão deve ser mesmo de pressão de tempo ou de dificuldade de vislumbrar como atender requisitos de pessoas em meio às complexas turbulências das transformações.

A saída parece estar na capacidade que os agentes de mudança têm de equacionar as possibilidades de aprendizagem que as mudanças oferecem, com a criação de “settings” (espaços e tempos) de aprendizado de adultos ao longo do processo. Isto significa endereçar questões do tipo: como se dá a aprendizagem de adultos em contextos de mudança? Quais questões motivacionais estão envolvidas? Como detectar, negociar e procurar atender as necessidades das pessoas durante a transformação? O que fazer, durante o processo, para ajudar as pessoas a aprenderem mais rapidamente? O treinamento é a única ferramenta disponível para esta finalidade?

As possibilidades de lidar com este contexto de forma eficaz não são tão complexas quanto possam parecer. Por exemplo, é possível:

- proporcionar uma adequada revisão e elaborar novos pressupostos de mudança: pessoas são problemas ou parte da solução?

- explicitar e negociar as necessidades das pessoas. O que desejam x quais são os limites para atendê-las

- propor uma maneira adequada de tratar adultos em tempos de incertezas

- aumentar as possibilidades de participação no processo de mudança daqueles que serão diretamente impactados

- informar constantemente o que está acontecendo no processo de mudança

- criar e disponibilizar mecanismos e ferramentas que precipitem a aprendizagem e a elaboração dos novos vínculos das pessoas com o trabalho modificado

- buscar incessantemente a conscientização dos envolvidos/impactados: adultos que resistem a mudar, têm motivos e direito de fazê-lo

Parece que somente desta maneira, é possível superar as diferentes formas de “adesão dissimulada” às mudanças, que é um comportamento de defesa e de sobrevivência que muitas pessoas vêm desenvolvendo nas empresas nos últimos tempos. Este fenômeno é fruto, também, de uma condução inadequada dos processos de mudança organizacional, e de níveis de exigências comportamentais fora da capacidade e do tempo humanos de elaboração e de sua incorporação como conduta.

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