Café com ADM
#

MOTIVAÇÃO, UMA PALAVRA HUMANA

Estar motivado é ser capaz de acreditar nas suas potencialidades e observar que na competitividade do mercado, a motivação surge como uma alavancagem de comprometimento, determinação e eficácia. E para que haja tal motivação faz-se necessário à valorização desta através do empenho e da identificação de fatores que possam impulsionar as pessoas a um melhor acréscimo da produtividade das empreses que as mesmas estão inseridas. Hoje se sabe que a motivação parte de si, através de suas necessidades, e não necessariamente origina-se da vontade de outras pessoas, não que as mesmas estejam excluídas de todo processo, mas precisam de conhecimentos específicos, para que estes possam manter sua motivação no seu ambiente laboral. O homem é cercado de necessidades, entretanto, ele priora determinadas obrigações dentre as diversas que o arrodeiam. Quando se trata de motivação, uma palavra deve ser considerada, motivos. Estes são instáveis e se manifestam de formas diversas durante seu processo. Quando se motiva para a consecução de algo, e este objetivo não é atingido, não implica necessariamente que este será excluído. Podem-se utilizar outras formas alternativas para conseguir o desejado, através de uma nova elaboração das necessidades, ainda que a satisfação não fora atingida da forma desejada, a pessoa põe em questão a necessidade e passa a procurar novos objetivos a serem sanados. No que se refere à complexidade da motivação, muito tem a ser explorado, pois o homem, traz consigo diversidades e fatores que um motivador deve levar em consideração: Como motivar pessoas que fazem o que não gostam? Como posso manter as pessoas motivadas? Como o ambiente de trabalho influencia na motivação das pessoas? Para estes e outros questionamentos, o conhecimento de estudos e pesquisas realizados por estudiosos da área como: Maslow, que em suas pesquisas detectou vários níveis de forças, estabelecendo uma hierarquia de necessidades; McGregor, com a formulação das teorias X e Y; Herzberg, com a teoria dos fatores higiênicos e motivadores e por fim o modelo de comportamental de motivação de Skinner. Compreender a importância da motivação no cotidiano de uma empresa é mais que necessário, é fundamental. Observar a perfeita e concreta ação de todos os agentes motivacionais faz de um bom motivador a pessoa correta para realizar a impecável comunhão entres empresas e empregados. É preciso realizar a difícil tarefa de conciliar objetivos muitas vezes distintos e fazê-los trilhar caminhos semelhantes.
ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.