Motivação ou manipulação?

A motivação é uma forma menos ofensiva de manipular as pessoas, para que as mesmas possam desempenhar algo a alguém

No cenário empresarial, muitos empresários preocupados com a produtividade da empresa injetam benefícios em alguns pontos responsáveis por essa produção, a fim de motivá-los a serem mais produtivos, tentando encobrir assim alguns problemas de gestão.

Entendendo a motivação como uma chama que se acende no combustível chamado desejo, ela pode ser utilizada tanto para fazer coisas boas ou más, ou seja, a motivação é uma forma menos ofensiva de manipular as pessoas, para que as mesmas possam desempenhar algo a alguém.

Verdadeiramente a motivação que é pregada nos bastidores de uma empresa é uma ferramenta que as mesmas possuem usada para alcançar seus objetivos (lucros). Seguindo a linha de raciocínio atribuída ao homem na fase da Administração Científica, que é o conceito de homo economicus, as empresas oferecem incentivos salariais e prêmios de produção em troca de melhores resultados.

No entanto com o passar do tempo esse tipo de motivação torna-se desgastante para os dois lados, empresa e funcionário. Devido a criação dos grupos informais dentro da organização, a empresa quando estabelece alguma meta pode estar colocando também um limite no que poderia ir alem das suas expectativas, pois o grupo informal se incumbira de colocar limites nos parceiros que podem produzir mais. Também outro motivo passível da causa do desgaste são as metas inatingíveis, onde causara frustração e novamente quedas de produtividade. Alem das situações citadas, geralmente essa estratégia não funciona, principalmente com os indivíduos que visam o reconhecimento e respeito, e não querem que suas reais necessidades sejam substituídas.

Na verdade a motivação é como um efeito anestésico, que aos poucos vai se esgotando, onde dificilmente se encontra uma empresa com todos os funcionários motivados. Porém se voltássemos ao tempo, em que somente a produção era importante, nós gestores já estaríamos satisfeitos, mas como o mundo contemporâneo é dinâmico e muito veloz, somos forçados a ter um leque maior de opções para a resolução dos problemas atuais. Alternativas então, que só serão obtidas com um maior numero de idéias, das quais surgirão somente pelas pessoas engajadas e comprometidas com a empresa, ambiente que se conseguirá onde os interesses das pessoas forem realmente levados em consideração.

Conclui-se então que a motivação pode ser representada de duas maneiras, a primeira é aquela em que somos motivados a exercer tarefas em prol de terceiros, e a segunda esta relacionada com nossas necessidades destacadas na pirâmide de “Maslow”, onde queremos ser aceitos socialmente, desejamos a auto-realização e muito mais... Com isso somos motivados a estudar, participar de grupos e suprir as necessidades fisiológicas. O fato é que somos movidos por motivos, e sem eles não chegaríamos num estagio mais avançado do que já fomos por isso seja manipulado por suas motivações.

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento