Motivação e propósito no trabalho - Sua felicidade está sofrendo?

Sim, é isso mesmo que você leu! O trabalho é capaz de trazer grande sofrimento psíquico nas pessoas. Diversas são suas causas e podem estar ligadas a diversos fatores, seja por dificuldades de relacionamento com colegas ou chefia, situações nas quais a pessoa se sente injustiçada, falta de propósito/identificação com atividade que faz, crença que suas qualidades ou seus esforços não estão sendo reconhecidos, enfim, os motivos são diversos

Hoje quero falar sobre motivação e propósito no trabalho e o sofrimento psíquico que o mesmo pode causar quando essas duas vertentes podem faltar.

Sim, é isso mesmo que você leu! O trabalho é capaz de trazer grande sofrimento psíquico nas pessoas. Diversas são suas causas e podem estar ligadas a diversos fatores, seja por dificuldades de relacionamento com colegas ou chefia, situações nas quais a pessoa se sente injustiçada, falta de propósito/identificação com atividade que faz, crença que suas qualidades ou seus esforços não estão sendo reconhecidos, enfim, os motivos são diversos.

Se você nunca passou por isso, imagine que muitas pessoas hoje em dia sofrem com o trabalho, até mesmo por não estarem satisfeitas com a carreira atual, por simplesmente por não verem significado no que fazem.

Você já reparou na magia que a sexta-feira exerce nas pessoas, principalmente nos ambientes corporativos? Já percebeu que a maioria das pessoas fica mais feliz na sexta-feira trabalhando, do que no domingo à noite descansando? Podemos pensar em qual será o feitiço que este dia exerce sobre funcionários para fazer com que todos trabalhem tão alegres e felizes?

São vários os questionamentos e até as mais diversas possíveis respostas, mas o que tem aumentado são as pessoas na busca de um propósito, sim isso mesmo, o trabalho precisa fazer algum sentido além de receber um salário no final do mês.

Os ambientes corporativos estão cada vez mais difíceis de estabelecer equilíbrio entre vida pessoal e profissional, logo o engajamento das pessoas na busca por um propósito aumenta,tornando-se parte importante da realidade atual.

Dar sentido de importância ao seu trabalho é uma questão que você deve se perguntar… Sabe por que você faz o que você faz?

Não são poucas as pessoas que abandonam cargos/empresas que não dizem respeito aos seus princípios e crenças.

Infelizmente, não dá para ser feliz em apenas um aspecto em nossa vida e a carreira é um dos pilares que contribuem para nosso sentimento de felicidade e plenitude.

Por isso que é importante que avaliemos o quanto nosso trabalho ou carreira nos faz feliz!

Se você está passando por essa situação, procure ajuda, que poderá te orientar os melhores caminhos para resolver a questão. Geralmente, o tratamento é realizado enquanto a pessoa trabalha, seja tratamento psicoterapêutico ou sessões de coaching.

E o mais importante → Jamais se culpe por estar passando por isso, em algumas situações, por exemplo, é a própria empresa que deve ser “tratada”, caso seja responsável pelo mal-estar de várias pessoas.

E você, já encontrou o seu propósito?

A felicidade não é um destino, é uma viagem. A felicidade não é amanhã, é agora. A felicidade não é uma dependência, é uma decisão. A felicidade é o que você é, não o que você tem. (Osho)

ExibirMinimizar
aci institute 15 anos compartilhando conhecimento