Mostre que Você se Importa

Nada afasta mais os clientes do que a negligência. A maioria é tolerante quando as coisas não dão certo, mas não se conforma quando percebe que ninguém está interessado em resolver o seu problema. Isso acontece em muitas ocasiões – quando novo computador para de funcionar ou simplesmente quando não retornam sua ligação.

Nada afasta mais os clientes do que a negligência. A maioria é tolerante quando as coisas não dão certo, mas não se conforma quando percebe que ninguém está interessado em resolver o seu problema. Isso acontece em muitas ocasiões – quando novo computador para de funcionar ou simplesmente quando não retornam sua ligação.

O cliente se sente insignificante e desamparado quando se depara com uma organização grande e sem rosto em que ninguém parece prestar atenção a seu problema. Isso se aplica às companhias telefônicas, bancos e muitos estabelecimentos.

Juntamente com a confiança e o respeito mútuo, nada é mais importante no atendimento ao cliente do que o interesse genuíno. Quando os clientes sentem que o fornecedor do serviço não se importa com eles, logo o abandonam. Quando a sensação é positiva, ao contrário, tornam-se fiéis à marca ou a empresa.

A verdade é que o funcionário que mantém contato direto com o cliente precisa estar disposto a dedicar sua energia e seu tempo a assegurar o bem estar de todos ( especialmente dos clientes é claro).

Esses cuidados precisam ser aplicados em cada aspecto dos negócios. Veja como:

Providencie para que o produto seja entregue no prazo e em perfeito estado.

Determine que o problema do cliente seja resolvido rapidamente.

Retorne a chamada como prometido.

Seja honesto com os clientes.

Comunique – se de forma eficaz com os clientes.

Compreenda as verdadeiras solicitações dos clientes.

Não apresse os clientes.

Garanta que os clientes não se sintam explorados e que achem que o valor pago é compensador.

Um comportamento atento e solidário demonstra que você é uma pessoa que se importa. E o cliente é extremamente sensível a isso. Ele sente quando dá atenção ou não às suas necessidades, pois sabe reconhecer o reflexo desse interesse em cada ação, expressão facial, palavras, tom de voz e atitudes do dia a dia.

Os clientes o julgam pelo seu grau de interesse. Não é preciso dizer que se importa com eles, basta lhes mostrar o que realmente você faz.

E você se importa com seu cliente?

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