Montando seu e-commerce? Mas e a entrega?

Tópico altamente abordado no cenário atual, o novo padrão de consumo, cada dia mais pessoas comprando e revendendo produtos e serviços online, mercado em potencial de crescimento e desenvolvimento, só em 2015 o mercado de compras online atingiu a marca de 25% de crescimento, novos clientes novos horizontes, mas um ponto que assusta os proprietários de e-commerce e afugenta muitos potenciais consumidores do mundo online, a entrega

Tópico altamente abordado no cenário atual, o novo padrão de consumo, cada dia mais pessoas comprando e revendendo produtos e serviços online, mercado em potencial de crescimento e desenvolvimento, só em 2015 o mercado de compras online atingiu a marca de 25% de crescimento, novos clientes novos horizontes, mas um ponto que assusta os proprietários de e-commerce e afugenta muitos potenciais consumidores do mundo online, a entrega.

Com a demanda em alta, muitos pedidos, milhares de lojas nascendo por minuto, devemos nos preocupar com a logística. Qual transportadora ira me atender? Quantas empresas irei precisar? Meu preço está competitivo? Utilizo ou não apenas correios?

Para quem está iniciando uma operação, deve se fazer uma análise profunda de possíveis mercados, regiões mais fortes para entrega, potencias clientes e o produto. Todos métodos de envio têm suas limitações, seja sobre região de entrega, público ou até mesmo dimensões de produtos. Com isso devemos analisar várias transportadoras e métodos de envio mais pertinentes ao negócio.

Por exemplo: Um método de envio para um e-commerce de roupas será totalmente diferente de um e-commerce de moveis, algo com dimensionamento maior, entregas geralmente com prazos diferenciados, tomando um tempo maior no processo.

Como escolher a melhor transportadora:

1) Público

Quem é o público de sua empresa? Pessoa física ou Jurídica? Algumas transportadoras trabalham apenas no mercado de B2B (Empresa X Empresa), outras trabalham com B2C (Empresa X Pessoa Física). Você precisa entender quem será seu público para iniciar uma conversa com o transportador

2) Produto

Você precisa entender da transportadora se ela atende a sua necessidade, se os seus produtos podem ser transportados pela empresa, se ela tem a estrutura necessária para realizar a tarefa, dimensionamento, etc.

3) Abrangência Ponto de atenção sobre a abrangência de entrega para sua empresa, onde está transportadora está apta a trabalhar, onde ela pode efetuar o transporte e entrega. Transportadoras podem trabalhar de formas regionais e nacionais, você precisa determinar sua estratégia para entrega. Por mais que a abrangência seja nacional, ela não conseguira entregar em todas as regiões, ou o custo será mais alto, devemos sempre lembrar este ponto. O ideal é que se tenha entre seus métodos de envio um mix entre regionais e nacionais.

4) Tabela de frete Ponto importante para falarmos, custo de envio da mercadoria. Normalmente quando iniciamos as transportadoras passam uma tabela de frete genérica onde o preço não será o melhor que ela pode fazer, isso se deve ao volume de pedidos ser baixo, à medida que você começa a crescer e entregar mais, deve-se renegociar esta tabela, conseguindo preço e custo melhor.

5) Volume mínimo de pedidos. No geral as transportadoras exigem um volume mínimo de pedidos para seus clientes, muitas vezes com faturamento garantido ou multas por não atingir este. Você precisa analisar se sua transportadora trabalha desta forma, se existe alguma outra possibilidade, forma de negociar com ela, etc.

6) Quantidade de transportadoras. Este ponto varia muito de acordo com seu modelo de negócio, produto ofertado ou região de vendas, você precisa mapear de forma eficiente quantas e quais transportadoras poderiam te atender com qualidade e custo, lembre-se frete muitas vezes assusta seu cliente e o faz abandonar o carrinho. Quantidade não significa qualidade, lembre-se disso, de nada adianta dez transportadoras e utilizar com frequência apenas 3 ou 4, faça o estudo de Preço X Produto X Publico X Abrangência e tente negociar por custos melhores com promessas de volume de pedidos.

7) Correios Sem dúvida este método de envio tem uma abrangência nacional gigante, quem nuca ouviu: “Correio entrega em todos que nem as transportadoras vão”. Realmente este ponto está correto, porem devemos lembrar das limitações de volume de produtos, que chega em até 30Kg nas entregas convencionais, por exemplo, um e-commerce de moveis já não conseguira utilizar. Custo de entrega para algumas regiões pode inviabilizar a entrega também, outro ponto a se analisar, por isso um mix com transportadoras pode ser muito útil. Se o seu volume é menor, com certeza é uma opção válida para se trabalhar, porém não recomendo trabalhar apenas com uma opção, sempre devemos pensar em um backup para qualquer operação.

8) Coleta Ponto de atenção e a coleta da transportadora no embarcador, no caso você. Onde fica localizado? Onde é o seu CD? Sua transportadora fara coleta? Terei que me dispor a levar o produto? Você sempre deve negociar com a sua transportadora como funcionara a coleta, se eles atendem seu CD, de quanto em quanto tempo eles irão buscar seus pedidos para proceder com entrega, volume mínimo para a atividade, etc. Tudo isso impacta no seu tempo de resposta e prazo de entrega para cliente, o que nos remete ao próximo tópico.

9) Prazo de entrega. Na negociação com a transportadora, você deve entender não apenas o preço, mas prazo, não necessariamente o mais caro sendo o mais rápido. Você deve verificar prazos para as regiões de foco, efetividade da operação de entrega, tempo de preparo do pedido, separação, packing, etc. Tudo isso para conseguir estimar o tempo mais coerente para seu consumidor. Cada tipo de produto tem seu tempo de entrega, por exemplo a entrega de um celular em 4 dias uteis está com um prazo bom, mas em 20 dias está acima da média, mas o mesmo não se aplica em moveis, por exemplo, onde normalmente se encontra prazos de 15 dias ou mais. Cuidado com atrasos, geralmente a experiência de compra psicológica em um cliente e grande, ele espera ansioso pelo produto que comprou, não vê a hora de utiliza-lo, se você atrasar este produto, criara uma grande frustração no consumidor, além de ele ficar irritado e acabar entrando em contato bravo, provavelmente não irá mais comprar de sua empresa.

10) Rastreio de pedidos. Verifique se seu transportador pretendido oferece o serviço de rastreamento de pedidos, seus clientes irão gostar de saber onde estão localizados seus produtos, se existe algum problema na entrega, etc.

11) Cotação de fretes. Você precisa efetivamente pensar em formas de exibir os fretes em sua plataforma de e-commerce, geralmente por base as plataformas já permitem uma conexão com os Correios via API, porém não é efetivado um leilão de frete, mas para transportadoras ou você terá um custo com TI, tabelas de frete em padrões (Caso de sua plataforma aceitar), etc. Você deve analisar este ponto, de nada adianta o contrato e não conseguir cotar automaticamente com check-out do pedido.

12) Gestão de logística. Pense em um sistema de gestão de fretes (TMS), desde cotação de fretes com múltiplos transportadores, rastreio de pedidos, gestão de pedidos por lote, individual, relatório de entregas, regras de negócio, performance de transportadores, etc. Uma solução como esta consegue te ajudar a gerenciar a experiência de compra do consumidor, favorecendo ao cliente em voltar a fazer negócios, voltar a comprar, não adianta oferecer ótimos produtos, bons preços de frete e não cuidar diretamente do cliente, ter visibilidade de todos pedidos em um único clique e essencial para seu negócio, você poderá otimizar seu SAC, gastar tempo em potenciais pedidos com problemas e transformar a sua empresa de uma visão Reativa a Proativa em simples cliques, cuidar de forma simples de campanhas de Marketing como frete grátis, regras de negócio, etc. Não recomendo desenvolvimento de uma solução in-house (própria), temos grandes players de mercado que podem atender as necessidade com investimento justo ao negócio.

Depois de toda a analise, por fim, simule e teste vários cenários possíveis, entregas para locais distantes, verifique preço e prazos das transportadoras para conseguir atender seu cliente, planeje ações e campanhas e vá em frente no mercado.

Contem para qualquer dúvida ou apoio que precisarem, desejo todo sucesso a vocês.

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