Café com ADM
#

Minha mãe é uma formiga e você?

Quando o psicologo pergunta que animal você gostaria de ser, qual a sua resposta?


MINHA MÃE É UMA FORMIGA E VOCÊ?

Há alguns anos atrás quando eu tinha por volta de 15 anos,minha mãe participou de um processo seletivo que teve diversas fases.
O interessante é que minha mãe não estava concorrendo a uma vaga de gerência ou algum cargo estratégico, a vaga que ela buscava era de auxiliar de serviços gerais.Para ser mais especifico ela iria trabalhar no turno da noite em uma empresa de transporte público. O serviço era realizar a limpeza interna dos veículos.

Com 15 anos de idade confesso que não entendia o motivo de tantas entrevistas e testes para tal cargo, mas entendia o estresse pelo qual passava minha mãe que trabalhava como autônoma e queria ter sua carteira assinada.

Pois bem, o que me faz escrever este artigo foi o que conversei com minha mãe logo após uma dessas etapas. Ela me contou que ficou em uma sala com as outras candidatas a vaga sentada em círculo obedecendo aos comandos de uma psicóloga. (hoje sei que se tratava de uma dinâmica de grupo).
Curioso, quis saber como tudo tinha acontecido e uma das coisas que ela me contou esta na minha cabeça até hoje.

− A psicóloga perguntou se eu fosse um animal qual eu seria. Disse ela.

Fiquei sem entender o que um animal teria haver com o serviço, mas antes que eu pudesse falar qualquer coisa ela continuou;

− Eu disse que era uma formiga.
− Uma formiga mãe?
− A formiga é trabalhadora e está sempre trabalhando pelo formigueiro.
Quando ela completou dizendo que as outras candidatas queriam ser leoas, pássaros,panteras eu pensei que ela tinha perdido a vaga.

Devo enfatizar novamente que este questionamento está nos meus pensamentos até hoje, apesar de tal pergunta nunca ter sido feito para mim em uma entrevista de emprego.

Quanto a mim, qual animal eu responderia? Deveria ser honesto como minha mãe (sim esta mulher realmente é uma formiga) ou responder conforme o necessário?

Explico: se a vaga for para um setor onde você terá que ficar sentado por horas, responder que gostaria de ser um macaco não seria a melhor resposta. O macaco é um animal inquieto, alegre e de certo modo brincalhão, teoricamente esta pessoa não se adaptaria ao ter que ficar muito tempo parada.
O mesmo se aplica para uma vaga de liderança. O que você pensaria se para a vaga de gerente o candidato respondesse que gostaria de ser uma galinha?
Mesmo durante meu curso técnico em Recursos Humanos não fui capaz de encontrar uma resposta que me satisfizesse.

O que me incomoda nesta pergunta, é que nenhum animal tem uma característica definitiva, o leão, por exemplo; muitas pessoas consideram o leão como um líder, mas que líder é esse que deixa toda a responsabilidade de caça para as fêmeas ? O leão na maioria das vezes é preguiçoso e individualista, na savana quase nunca ajuda na caça,mas é o primeiro a comer.
Em minha opinião o leão tem características de chefe e não um líder

Passado os anos, tenho em mente que se precisasse responder esta pergunta não sei se seria honesto como minha mãe foi,eu tentaria responder o mais próximo do esperado pelo recrutador.

Minha mãe é uma formiga e eu queria ser um tubarão.
Sei que o tubarão pode parecer violento e solitário mas tudo depende da sua perspectiva.
Um pássaro pode ser violento ao retirar uma minhoca do solo,abelhas podem ser violentas ao ferroar qualquer um que mexa em sua colméia.
É a perspectiva que você tem da natureza, eu, por exemplo, não sou solitário e gosto de trabalhar em equipe, mas o tubarão é meu animal favorito.

Minha mãe conseguiu o emprego, eles queriam uma formiga, mas eu ainda nao sei de que forma responderia ao psicólogo.
A única certeza que eu tenho é que precisarei me controlar para não responder com uma pergunta retórica;

− Qual animal você quer que eu seja?

E você,qual animal seria?
Você já respondeu essa pergunta antes? Está preparado caso precise responder?
Espero que sim.

Obrigado por ter chegado até aqui.
Boa sorte.

Contato: matos.nicolas@outlook.com

ExibirMinimizar
CEO Outllok, A era da liderança resiliente. Confira os Resultados.