Como melhorar a comunicação interna
Como melhorar a comunicação interna

Como melhorar a comunicação interna

Deve-se fazer uma análise do que vem sido feito, o que precisa ser mudado e quais são as causas dos ruídos na comunicação

A comunicação interna da sua empresa é muito importante e precisa ser bem estruturada. Requer disciplina e observação por parte dos gestores, contudo é algo que somente funcionará se todos se comprometerem. Deve-se fazer uma análise do que vem sido feito, o que precisa ser mudado e quais são as causas dos ruídos na comunicação. Além disso, deve-se lembrar que de focar no problema e na sua melhoria, não no causador dele. Palestras são uma boa opção de conscientização da equipe. Neste post daremos continuidade com mais algumas dicas de como melhorar a transmissão de mensagens na sua empresa.

Algo que deve ser mantido em mente: para ser um bom comunicador é preciso primeiro ser um bom ouvinte. Saber ouvir, ser observador e ter empatia são muito importantes na hora de persuadir o outro do que se deseja, pois ele se sentirá à vontade e romperá as barreiras na comunicação. Às vezes, o mais importante pode ser aquilo que não foi dito verbalmente, o que só pode ser percebido pelam leitura da linguagem não-verbal, através de gestos e posturas.

Tome a iniciativa e se preste a resolver os problemas de comunicação. Preste atenção e percebe quais pessoas e situações que você encontra mais dificuldade de estabelecer uma melhor transmissão de mensagens. Monte um plano para gerir os seus relacionamentos. Lembre-se o que foi dito anteriormente, é preciso ser flexível e ter coragem de mudar aquilo que está atrapalhar o canal de comunicação. Se necessário for, mude os meios e os canais.

Sempre se coloque no lugar no receptor. Será que ele entenderá o que estou querendo passar com os métodos e canais que estou utilizando? Lembre-se que a responsabilidade pelo entendimento é sua. Seja objetivo e acessível, nada de divagações que podem acabar dificultando, principalmente quando se está em uma reunião ou apresentação importante.

As empresas que investem e incentivam a rotina de feedback normalmente encontram um exponencial positivo. Sem contar que você poderá estar verificando o que está errado e o que pode ser melhorado. Lembre-se: quando se estabelece um hábito, ele pode acabar virando automático. Com tal retorno, pode-se diminuir os conflitos e os ruídos.

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